Não tem como negar, a primeira impressão é a que fica e na internet não é diferente, funciona da mesma forma. Basta uma pesquisa rápida no Google para saber como está a sua reputação ou da sua empresa.
Segundo o Internet Live Stats, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, totalizando 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo.
Além disso, o Google representa uma fatia de 92.51% do mercado de mecanismos de busca e o Bing 2.45%.
O resultado de pesquisa nem sempre agrada, pois tudo fica registrado no motor de busca mais utilizado no mundo, o Google.
Até mesmo uma notícia antiga, pode estar posicionada na primeira página. Por isso, vale a pena verificar como você está aparecendo na primeira página do Google.
Quando existem diversos conteúdos negativos na primeira página do Google, o ideal é em primeiro lugar listar os resultados que são mais problemáticos.
Em alguns casos é até necessário tomar medidas judiciais, caso seja publicado um conteúdo falso a seu respeito.
Há casos também de publicação de informação confidencial. Nesses casos, você mesmo pode solicitar a remoção do conteúdo diretamente para o Google.
O Google exclui todas as informações pessoais que podem gerar riscos de roubo de identidade, fraude financeira entre outros.
Após essas medidas, caso ainda apareçam resultados negativos, algumas estratégias muito utilizadas para esses casos são: criação e divulgação de novos conteúdos positivos, SEO (Seach Engine Optimization), que significa otimização para os motores de busca, geração de tráfego e muitas outras. Tudo vai depender da complexidade de cada projeto.
De forma simplificada, é necessário investir em um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores, que determinam o ranking dos resultados de pesquisa de determinada palavra-chave.
Desta forma é possível substituir o conteúdo negativo por conteúdo positivo. É possível criar um blog, site pessoal e até mesmo comprar um domínio com seu nome. São inúmeras estratégias para esse tipo de situação.
Para cada projeto existe uma estratégia única.
Vale ressaltar que não adianta somente criar conteúdo positivo, é necessário saber posicioná-los na primeira página do Google. Por isso a importância de se utilizar diversos recursos.
Essa técnica costuma apresentar excelentes resultados, desde que não se trate de um caso, em que toda semana apareça uma notícia negativa da pessoa ou empresa em questão. Para esses casos não existe milagre.
Além disso, é necessário ter profissionais especializados na área para conduzir esse tipo de projeto.
Caso tenha qualquer tipo de dúvida, entre em contato conosco!
Por Agência LCP
Clique aqui para ler o post “Ferramentas para monitorar seu nome ou sua marca na internet”