Marketing Jurídico

O boca a boca no segmento jurídico ainda é uma prática comum na aquisição de clientes, porém é necessário conquistar clientes de outras formas para atingir melhores resultados.

O marketing tem um papel essencial para o sucesso de qualquer negócio, mesmo no segmento jurídico, que é um segmento com muitas limitações.

Mas afinal o que é Marketing Jurídico?

O marketing jurídico é o conjunto de atividades que visa entender e atender às necessidades do cliente, sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB.  Desta forma, através da implantação das atividades de marketing, escritórios de advocacia e advogados vão apresentar as suas áreas de atuação, serviços e quais questões dos clientes irão resolver.

A prática do marketing jurídico precede de planejamento e estratégia. Para atingir resultados mais efetivos, as ações de marketing devem estar sempre alinhadas aos objetivos do escritório.

Aliás esse é um problema muito comum no mercado jurídico. Muitos escritórios não tem um objetivo claro, não possuem foco. Nesse caso, quando o escritório não tem um objetivo claro, dificilmente um projeto de marketing trará resultado.

Marketing de Conteúdo Jurídico

No segmento jurídico é vedada a captação de clientes de forma direta, por isso o marketing de conteúdo é o mais indicado no segmento para conquistar clientes.

Nesse caso, o objetivo é tornar o advogado/escritório referência em determinado assunto, através da produção e divulgação de conteúdo de qualidade e relevância. Com esse trabalho,  é construída autoridade em determinado assunto e assim reconhecimento no mercado.

Além disso, o marketing de conteúdo,  não fere o Código de Ética e Disciplina da OAB e pode gerar ótimos resultados. Essa estratégia é bastante utilizada, tanto para conquistar, quanto para fidelizar clientes.

O Advogado pode criar conteúdos relevantes e com isso atrair atenção do seu público-alvo, ganhar autoridade no assunto e desta forma, gerar oportunidades de negócios.

O foco é sempre produzir conteúdo de caráter informativo e não um material publicitário.

Isso pode ser feito por meio de artigos,  posts, podcast, vídeos e outros formatos.

Por que fazer marketing jurídico?

O marketing jurídico é a estratégia ideal para criar uma boa reputação e autoridade no mercado e certamente resultará em mais clientes. Implementar estratégias de marketing jurídico permite que você aumente o seu alcance e conquiste o público, que realmente está interessado no seu serviço. Ou seja, o marketing vai aproximar o seu escritório do cliente ideal.

Marketing Digital Jurídico

Nos últimos anos, as relações de consumo mudaram de forma significativa devido ao aumento do número de pessoas que acessam a internet e também as redes sociais. O consumidor atual tem mais acesso a informação quando vai buscar por um produto ou serviço e a internet é cada vez mais utilizada para o consumidor reunir essas informações e tomar uma decisão.

Desta forma, surge a necessidade de ter uma estratégia de marketing que considere o cenário atual e esse novo perfil de consumidor. Por isso marketing digital jurídico deve estar presente na estratégia do seu negócio.

Vale ressaltar, que o novo Código de Ética e Disciplina da OAB permite a publicidade, dos serviços dos advogados por meios eletrônicos, como redes sociais, desde que de forma moderada, sem tentativa de captação de clientela.

O que pode ser feito no Marketing Digital Jurídico?

  • Manter páginas em redes sociais e realizar postagens;
  • Otimização de site;
  • Links patrocinados;
  • É permitido veicular anúncio da sociedade de advogados, contendo nomes e registro na OAB dos advogados, número de registro da sociedade de advogados, endereço eletrônico e horário de atendimento;
  • Veiculação em espaços para publicidade de Advogados ou Escritórios de Advocacia em página de revista jurídica na Internet;
  • Participação do advogado em revistas jurídicas na Internet;
  • Participação em página de cadastro de profissionais jurídicos na Internet;
  • É considerada “apenas informativa” e moderada reportagem jornalística informando sobre a participação de advogados em seminário jurídico;
  • A publicidade deve se dar por “veículos especializados”, sendo “vedado o anúncio de escritório de advocacia em revista não jurídica”;
  • É permitido mencionar a especialidade do escritório ou advogado em anúncio;
  • O uso de fotografias nas home pages, mas estas devem ser compatíveis com a “sobriedade da advocacia”;
  • Comparecer a eventos que premiem o advogado pelo seu trabalho e o noticiário do prêmio é considerado uma conseqüência lógica do evento;
  • Divulgação de eventos nos quais o advogado irá participar como palestrante.

Conheça alguns Benefícios do Marketing Digital Jurídico:

Agora vamos as melhores práticas do marketing digital jurídico:

A Agência LCP é especializada em marketing jurídico e segue as melhores práticas de marketing digital do mercado, além de ser certificada pelo Google.

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