Qual o conceito de Marketing Jurídico?
Vamos entender primeiro o conceito de marketing.
É o Marketing que se preocupa em identificar e atender as necessidades dos clientes.
O marketing é quem zela pelo cliente. Tudo em marketing precisa ser feito tendo o cliente como norte.
“Marketing é atrair, conquistar e manter clientes”(Levitt, 1969).
Marketing é sempre Marketing, independente do segmento. O que ocorre é que no segmento jurídico existem diretrizes específicas e restrições, ou seja, não podemos utilizar as mesmas estratégias e táticas, que são comuns em outros segmentos. É necessário seguir o Código de Ética e Disciplina da OAB, Provimento 205/2021 e Estatuto da Advocacia e da OAB.
Contudo, marketing jurídico é você entender a atender as necessidades do seu cliente, porém seguindo as diretrizes do segmento jurídico.
O que é marketing jurídico Digital?
O que muda quando se trata de marketing jurídico digital é que todas as atividades de marketing são aplicadas ao ambiente digital. Os canais offline não são utilizados, apenas os canais online.
Por que fazer Marketing Jurídico?
Muitos escritórios de advocacia deixam o marketing digital de lado, pois acreditam que o marketing de indicação é o melhor jeito de conquistar clientes.
De fato, o marketing de indicação sempre vai ser uma excelente maneira de conquistar novos clientes. Além disso, é um sinal que os clientes que você atende, estão satisfeitos e por isso indicam o seu trabalho para familiares e amigos.
Contudo, com o fenômeno da internet e das redes sociais, o mercado jurídico, assim como outros segmentos, estão passando por transformações e cada vez mais é necessário ter uma estratégia digital.
Quem não é facilmente encontrado na internet e nas redes sociais, certamente já está perdendo para a concorrência, e passa a ser invisível nesses canais, que cada vez mais ganham importância. As pessoas estão passando cada vez mais tempo nas redes sociais para se informarem e buscarem por produtos e serviços, que atendam as suas necessidades.
Portanto, o jeito antigo de buscar clientes sempre vai existir, porém, é preciso atuar em outros CANAIS também, para não perder mercado.
Como existem certas limitações em relação a publicidade e marketing para advogados e escritórios de advocacia, descritos no Código de Ética e Disciplina da OAB, devemos sempre criar estratégias que respeitem as limitações do segmento.
Por onde começar no Marketing Jurídico?
O ponto de partida para você começar no marketing jurídico é ter um bom site e fazer um planejamento estratégico de marketing!
1 – Site
Para ter um bom site é necessário cumprir alguns requisitos:
- Site com conteúdo de qualidade e relevante para o seu público-alvo;
- Site otimizado (SEO) para ser facilmente encontrado nos mecanismos de busca;
- Site com uma boa identidade visual;
- Informações atualizadas;
- Informações sobre as áreas de atuação, sócios e equipe;
- Informações de contato e formulários de contato;
- Links para as redes sociais;
- Conteúdos produzidos pelos profissionais do escritório (artigos, vídeos etc);
- Boa usabilidade e arquitetura da informação do website.
O site deve ser encarado como uma filial da empresa, pois, potenciais clientes podem acessar o site e entrar em contato com o escritório.
É de suma importância que o formulário de contato esteja funcionando e que tenha um responsável para responder rapidamente aos contatos.
Um potencial cliente é perdido quando o escritório deixa de responder prontamente.
A rotina massante provavelmente vai impedir que seja você responda rapidamente todos os canais, mas deixe alguém encarregado de realizar essa função.
Portanto, dê atenção ao seu site. O site sempre será seu. Não é como as redes sociais que estão em constante transformação e podem parar de existir a qualquer momento. Todas as estratégias de marketing digital exigem que você tenha um bom site, pois ele sempre será o seu repositório principal de conteúdo.
Muitos escritórios investiram muito, por exemplo no Facebook, para aumentar a sua base se seguidores no passado e hoje não utilizam mais essa rede social como um canal estratégico, pois o Facebook, assim como outras redes, estão caindo em desuso.
O seu site, se for bem administrado, sempre será um canal estratégico, que pode gerar resultados de forma constante e duradoura.
2- Plano Estratégico de Marketing
Outro ponto importante é o Plano de Marketing. Depois de estruturar bem o seu site, sugerimos criar um plano estratégico de marketing.
O planejamento estratégico de marketing é o processo no qual uma empresa analisa o ambiente de marketing (macro, micro, e ambiente interno da empresa) com foco nos seus objetivos, traçando as estratégias e táticas de marketing para alcançar esses objetivos.
É muito importante você ter um diagnóstico da sua situação atual e saber onde quer chegar, antes de definir as estratégias e táticas que serão utilizadas.
Não pule a etapa do diagnóstico!
Confira o artigo” 7 passos que não podem ficar de fora do seu Plano de Marketing Digital” para te ajudar a estruturar um plano.
Estratégias Digitais de Marketing, que você pode utilizar no segmento jurídico:
1- Redes Sociais
Após a elaboração do plano, você saberá qual rede social é melhor para o seu negócio.
Quem conhece a Persona do seu negócio sabe exatamente qual rede social é melhor e qual tipo de conteúdo é de interesse da sua audiência.
Por isso é tão importante ter uma plano, para que você não se perca no meio do caminho. Hoje com tantas redes sociais, é muito difícil você dar conta de produzir conteúdo relevante para todas elas.
Além de criar páginas e perfis é necessário estar presente, sempre interagindo com o público.
O visual também é importante, nada de design mal feito. O ideal é utilizar a mesma identidade visual em todos os canais, que a empresa está presente.
2- Marketing de Conteúdo
Após ter criado um bom site e estar presente nas redes sociais, que são canais essenciais, é necessário atuar na produção de conteúdo relevante.
O conteúdo vai atrair o seu público-alvo e vai ajudar você a criar autoridade, na área de atuação que você desejar, ao longo do tempo. Lembre-se que autoridade se CONSTRÓI ao longo do tempo, e não do dia para a noite, como muitos prometem por aí.
A produção de conteúdo relevante é a base do marketing atual, principalmente para o setor jurídico, onde existem limitações e é necessário focar na informação de qualidade. Sem o conteúdo, a estratégia não trará resultados.
O que certamente trará resultados sustentáveis para o seu escritório é a produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo.
Mas, o que podemos classificar como conteúdo relevante? Todo material que seja de interesse para as pessoas que você quer atrair como clientes.
Isso quer dizer que o seu conteúdo precisa ser direcionado, é importante refletir sobre isso antes de sair escrevendo qualquer coisa.
Qual tema é relevante para o meu público-alvo?
E por último, mas não menos importante é preciso que a linguagem utilizada na produção de conteúdo seja de fácil compreensão. Estude a sua Persona para definir qual linguagem utilizar!
Não esqueça que o seu público pode não ter formação em direito.
3- SEO (Search Engine Optimization)
O SEO (Search Engine Optimization) vai te ajudar a melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca (Google, Bing e Yahoo), de forma orgânica.
O SEO vai ajudar muito o seu escritório na atração de potenciais clientes. Aparecer para quem está buscando pelo seu serviço é sem dúvida uma das melhores estratégias de marketing jurídico.
Mas lembre-se, o trabalho de SEO envolve a produção de conteúdo relevante para que seja bem executada.
Por isso invista em SEO e não deixe o seu site ficar estagnado.
4- Links Patrocinados
Links patrocinados são um tipo de anúncio pago que aparece nos resultados de pesquisa de mecanismos de busca ou em outras plataformas online. Os anunciantes selecionam palavras-chave relevantes para seus negócios e criam anúncios específicos que serão exibidos para usuários que buscam por essas palavras-chave. Quando um usuário clica no anúncio, o anunciante paga uma quantia determinada ao mecanismo de busca ou à plataforma de publicidade.
Esses anúncios permitem aos anunciantes alcançar rapidamente um público-alvo específico que está procurando por seus produtos ou serviços. Eles podem ser uma forma eficaz de aumentar o tráfego do site e promover produtos e serviços, uma vez que os anunciantes podem aparecer em posições privilegiadas nas páginas de resultados de busca ou nas redes sociais.
5- Inbound Marketing
Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital, que tem como objetivo atrair potenciais clientes por meio de conteúdo relevante e útil, em vez de interrompê-los com anúncios invasivos (Outbound).
Ao invés de tentar alcançar clientes por meio de publicidade tradicional, como anúncios de TV, o Inbound Marketing se concentra em criar e compartilhar conteúdos que possam atrair a atenção de potenciais clientes. Esse conteúdo pode incluir artigos em blogs, vídeos, infográficos, e-books entre outros.
A ideia é criar conteúdo de alta qualidade, que possa educar e informar o público-alvo, gerando assim interesse pelos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. A partir daí, os potenciais clientes são incentivados a se engajar com a empresa, fornecendo seus dados de contato ou fazendo uma compra.
O Inbound Marketing utiliza a automação de marketing para nutrir e qualificar leads, ou seja, potenciais clientes que demonstraram interesse em algum produto ou serviço da empresa. Isso é feito por meio de e-mails personalizados, conteúdo relevante e outras estratégias que ajudam a criar um relacionamento mais próximo com o lead.
Sabemos que o lead do segmento jurídico exige muita nutrição, logo, se não tiver conteúdo relevante para manter o lead engajado, a estratégia não funciona.
O que você precisa saber antes de começar no marketing jurídico?
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Para conquistar clientes, primeiro é necessário tornar a marca conhecida no mercado. Ninguém vai comprar um serviço jurídico sem conhecer o escritório ou o advogado. A compra de serviço jurídico não é uma compra por impulso.
- Para tornar uma marca conhecida não é do dia para noite, como muitos acham ou prometem. Muitas empresas levam décadas para tornar uma marca conhecida. É um equívoco achar que só porque você vai ter presença online ou vai fazer anúncios, você vai tornar sua marca conhecida de forma rápida.
- Tenha clareza em relação a sua situação e objetivo. Diante de tantos gurus, charlatões e mentores prometendo fórmulas mágicas, muitos acreditam que o marketing digital fará milagres, porém, não é assim que funciona.
- O marketing jurídico só funciona, quando existe marketing de conteúdo bem feito.
Como gerenciar o marketing do seu escritório de advocacia?
Para gerenciar de maneira segura as estratégias e táticas de marketing, os profissionais de marketing devem usar o chamado Mix de marketing.
No marketing jurídico, utilizamos os 7Ps, pois o modelo é adequado a gestão de serviços.
Vamos conhecer os 7Ps:
- Preço (Pricing): Preços, descontos e formas de pagamento.
- Praça (Place): Canais, suporte a vendas, distribuição, entregas e devoluções e intermediários.
- Produto (Product): Qualidade do produto, imagem, marca, funcionalidades e características, embalagem, suporte e garantias.
- Promoção (Promotion): Comunicação e promoção de vendas.
- Processos (Process): Etapas que o cliente passará ao interagir com a empresa, ou realizar transações.
- Pessoas (People): Todas as pessoas envolvidas no processo.
- Evidência Física (Physical Evidence): Materiais entregues aos clientes, local e ambiente da prestação de serviços, e experiência de consumo do serviço.
Agência LCP
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A Agência LCP possui uma equipe de especialistas em marketing jurídico.
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