A indicação de clientes no segmento jurídico, ainda é uma prática muito comum na aquisição de clientes.

Aliás, a indicação de clientes é excelente,  pois significa que você realiza um bom trabalho. Afinal quem vai indicar um produto ou serviço ruim?

Contudo,  a transformação digital trouxe mudanças significativas no comportamento das pessoas e junto com elas a necessidade de rever as estratégias de marketing.

A pandemia do coronavírus deixou isso muito claro para todos nós.

O marketing tem um papel essencial para o sucesso de qualquer negócio, mesmo no segmento jurídico, que é um segmento com muitas restrições.

 

O que é Marketing Jurídico?

O marketing jurídico é o conjunto de atividades que visa entender e atender às necessidades do cliente, sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB e o provimento 94/2000 do Conselho Federal da OAB.

Desta forma através da implantação das atividades de marketing, escritórios de advocacia e advogados vão apresentar os seus serviços e também expor conteúdos que sejam úteis e agreguem valor para o seu público-alvo.

A prática do marketing jurídico precede de planejamento e estratégia. Essa etapa é fundamental para que o projeto seja bem sucedido.

Para atingir resultados mais efetivos, as ações de marketing devem estar alinhadas aos objetivos do escritório.

O escritório que não sabe onde quer chegar e não sabe para onde está indo, dificilmente vai ter sucesso nas suas ação de marketing.

Quem não tem a capacidade de dedicar certo tempo para analisar o hoje e tentar prever para onde está indo o seu mercado, o que fazem os seus concorrentes e quais são os anseios do consumidor, corre um grave risco de ser mais um case de fracasso”.  Walter Longo

 

Marketing de Conteúdo Jurídico

No segmento jurídico é vedada a captação de clientes de forma direta, por isso o marketing de conteúdo é o mais utilizado no segmento  para conquistar clientes.

Nesse caso, o advogado/escritório se torna uma referência e ganha autoridade em determinado assunto e assim constrói o seu nome no mercado.

O Advogado pode criar conteúdos relevantes e com isso atrair atenção, ganhar autoridade no assunto e desta forma, gerar oportunidades de negócios.

O foco é sempre produzir conteúdo de caráter meramente informativo e não um material publicitário. Isso pode ser feito por meio de artigos,  posts, podcasts, vídeos e outros formatos.

Vale ressaltar que para o marketing de conteúdo ter resultado é necessário ter um planejamento e combinar com outras estratégias de marketing digital como SEO, Inbound e redes sociais.

 

Por que fazer marketing jurídico?

O marketing jurídico é a estratégia ideal para criar uma boa reputação e autoridade no mercado e certamente resultará em mais clientes. Implementar estratégias de marketing jurídico permite que você aumente o seu alcance e conquiste o público, que realmente está interessado no seu serviço. Ou seja, o marketing vai aproximar o seu escritório do cliente ideal.

Marketing Digital Jurídico

Nos últimos anos, as relações de consumo mudaram de forma significativa devido ao aumento do número de pessoas que acessam a internet e também as redes sociais.

O consumidor atual tem mais acesso a informação quando vai buscar por um produto ou serviço e a internet é cada vez mais utilizada para o consumidor reunir essas informações e tomar uma decisão.

Desta forma, surge a necessidade de ter uma estratégia de marketing que considere o cenário atual e esse novo perfil de consumidor.

O marketing digital jurídico é a estratégia perfeita para esse novo cenário.

Vale ressaltar, que o  Código de Ética e Disciplina da OAB permite a publicidade, dos serviços dos advogados por meios eletrônicos, como redes sociais, porém sem tentativa de captação de clientela, sem mercantilizar a profissão, o conteúdo deve ser MERAMENTE INFORMATIVO e sempre prezar pela discrição e sobriedade da advocacia.

 

E agora você está convencido que é importante iniciar um plano de marketing digital jurídico?

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Agência LCP – Marketing Digital