A indicação de clientes no segmento jurídico, ainda é uma prática muito comum no processo de aquisição de clientes.

E por sinal, a indicação de clientes é excelente,  pois significa que você realizou um bom trabalho. Afinal quem vai indicar um produto ou serviço ruim para um amigo?

Contudo,  a transformação digital trouxe mudanças significativas no comportamento das pessoas e junto com elas a necessidade de rever as estratégias de marketing.

O mundo já não é mais On e Off e sim OnOff. Se você notar por exemplo, quando estamos assistindo televisão, muitas informações são trazidas das redes sociais, o on e o off estão cada vez mais integrados.

O marketing tem um papel essencial para o sucesso de qualquer negócio, mesmo no segmento jurídico, que é um segmento com muitas restrições.

A frase que diz que produto bom se vende sozinho é uma tremenda armadilha!

 

O que é Marketing Jurídico?

O marketing Jurídico pode ser definido como um conjunto de estratégias de marketing, que podem ter como objetivo fortalecer a marca, conquistar mais clientes, aparecer na primeira página do Google para determinada palavra-chave, fidelizar clientes e muitos outros. Todas as ações devem respeitar as diretrizes do Código de Ética e Disciplina da OAB e do provimento 94/2000 do Conselho Federal da OAB.

Capítulo VIII do Código de Ética e Disciplina da OAB: “A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.”

Nós da Agência LCP acreditamos que para cada objetivo existe uma estratégia única. Nós não acreditamos em estratégias generalistas. A estratégia diz respeito ao o que vai ser feito para alcançar determinado objetivo.

As estratégias de marketing podem ser variadas como Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing,  SEO (Search Engine Optimization), SMO (Social Media Optimization), Links patrocinados, Redes Sociais e outras.

A prática do marketing jurídico precede de planejamento. Essa etapa é fundamental para que o projeto seja bem sucedido.

Para atingir resultados mais efetivos, as ações de marketing devem estar alinhadas aos objetivos do escritório.

O escritório que não sabe onde quer chegar e não sabe para onde está indo, dificilmente vai ter sucesso nas suas ação de marketing.

Quem não tem a capacidade de dedicar certo tempo para analisar o hoje e tentar prever para onde está indo o seu mercado, o que fazem os seus concorrentes e quais são os anseios do consumidor, corre um grave risco de ser mais um case de fracasso”.  Walter Longo

Por isso recomendamos que você:

  1. Estabeleça um objetivo;
  2. Defina as estratégias necessárias ou a estratégias necessária para atingir o seu objetivo (Dependendo do seu objetivo você vai utilizar mais de uma estratégia de marketing);
  3. Elabore o seu Plano.

 

Como fazer Marketing Jurídico?

 

  1. Primeiramente faça um diagnóstico da sua situação. Tenha clareza sobre qual é o seu nicho de mercado, como está o seu posicionamento,  como está a sua presença e sua reputação, qual a sua especialidade, para onde o seu mercado está indo, quais são as tendências do seu mercado e quem são o seus principais concorrentes. É um trabalho de AUTOCONHECIMENTO.
  2. Entenda profundamente quem é o seu cliente ideal e o que ele procura. Faça entrevistas e pesquisas para conhecer melhor o seu cliente. O objetivo é você validar informações como: porque esse cliente comprou o meu serviço? quais são os principais problemas dos meus clientes? em que momento da vida, o cliente compra o meu serviço? o meu serviço previne algum problema futuro do meu cliente? quais são as principais dúvidas dos meus clientes? E por ai vai……Quanto mais profundo o seu estudo e quanto antes você validar todas essas questões, mas assertivo você vai ser nas suas ações de marketing. Lembre-se que não vale achismo, precisa ter validação.
  3. Agora que você ja se conhece melhor e conhece mais o seu cliente ideal é hora de estabelecer um objetivo. Como Jardim mencionamos acima o seu objetivo pode ser por exemplo conquistar mais clientes, aparecer na primeira página do Google para determinada palavra-chave, fidelizar clientes e muitos outros.
  4. Com o objetivo em mãos é o momento de elaborar o seu PLANO. De forma bem resumida,  você vai colocar no papel o que você deseja alcançar, o que será necessário fazer, como, porque e quando!
  5. Agora é partir para o ataque!

 

Marketing de Conteúdo Jurídico

No segmento jurídico é vedada a captação de clientes de forma direta, por isso o marketing de conteúdo é o mais utilizado no segmento  para conquistar clientes.

Nesse caso, o advogado/escritório se torna uma referência e ganha autoridade em determinado assunto e assim constrói o seu nome no mercado.

O Advogado pode criar conteúdos relevantes e com isso atrair atenção, ganhar autoridade no assunto e desta forma, gerar oportunidades de negócios.

O foco é sempre produzir conteúdo de caráter meramente informativo e não um material publicitário. Isso pode ser feito por meio de artigos,  posts, podcasts, vídeos e outros formatos.

Vale ressaltar que para o marketing de conteúdo ter resultado é necessário ter um planejamento e combinar com outras estratégias de marketing digital como SEO, Inbound e redes sociais.

 

Por que fazer marketing jurídico?

O marketing jurídico é a estratégia ideal para criar uma boa reputação e autoridade no mercado e certamente resultará em mais clientes. Implementar estratégias de marketing jurídico permite que você aumente o seu alcance e conquiste o público, que realmente está interessado no seu serviço. Ou seja, o marketing vai aproximar o seu escritório do cliente ideal.

Marketing Digital Jurídico

Nos últimos anos, as relações de consumo mudaram de forma significativa devido ao aumento do número de pessoas que acessam a internet e também as redes sociais.

O consumidor atual tem mais acesso a informação quando vai buscar por um produto ou serviço e a internet é cada vez mais utilizada para o consumidor reunir essas informações e tomar uma decisão.

Desta forma, surge a necessidade de ter uma estratégia de marketing que considere o cenário atual e esse novo perfil de consumidor.

O marketing digital jurídico é a estratégia perfeita para esse novo cenário.

Vale ressaltar, que o  Código de Ética e Disciplina da OAB permite a publicidade, dos serviços dos advogados por meios eletrônicos, como redes sociais, porém sem tentativa de captação de clientela, sem mercantilizar a profissão, o conteúdo deve ser MERAMENTE INFORMATIVO e sempre prezar pela discrição e sobriedade da advocacia.

 

E agora você está convencido que é importante iniciar um plano de marketing digital jurídico?

A Agência LCP possui profissionais que podem criar uma estratégia única de marketing digital jurídico para o seu escritório.

Clique aqui e converse com um de nossos consultores

Agência LCP – Marketing Digital