Esse artigo tem a intenção de mostrar algumas “verdades” que escutamos muitas pessoas falarem sobre marketing jurídico, mas que são PURO MITO.
Vamos então aos Mitos do Marketing Jurídico!
1- “Com um excelente conteúdo você vai atrair clientes”
Nem sempre!
Pense bem. Se o conteúdo não chegar até o seu público-alvo, ou se o público-alvo não encontrar o conteúdo, como você vai conquistar clientes?
Quem vai consumir o conteúdo, se ninguém conhece a sua marca?
Por mais relevante que o conteúdo seja, se não for fácil de ser encontrado, ou se você não tiver uma boa distribuição, você não vai atrair, nem conquistar clientes como consequência.
Não existe mágica.
Esse conselho só é verdade para empresas que já possuem uma marca conhecida, audiência nas redes sociais, ou então, para empresas que estão dispostas a construir tudo isso ao longo do tempo, de forma gradual.
Eu acredito, que através de excelentes conteúdos, você consegue atrair potenciais clientes e construir uma audiência qualificada, porém isso LEVA TEMPO. Não é IMEDIATO, como todo mundo deseja.
Quem está começando no mercado jurídico, não vai ter uma marca forte e conhecida, audiência nas redes, ou uma lista de contatos. Tudo isso você CONSTRÓI ao longo do tempo. Dessa forma, para quem deseja ter resultados, de curto prazo, não basta somente produzir bons conteúdos.
O que observo é que a maioria dos escritórios de advocacia desejam ter resultados imediatos. E para esses escritórios somente produzir um excelente conteúdo não basta para atrair clientes. É preciso utilizar estratégias eficientes para alcançar e atrair o público-alvo de forma eficiente.
Você precisa além de produzir um excelente conteúdo direcionado para o seu público-alvo, também distribuir de forma certeira, seja por meio das redes sociais, e-mail, links patrocinados ou outros meios.
Uma ação isolada, por melhor que seja a sua intenção, dificilmente trará resultado. Você precisa ter a visão do todo.
2- “Quanto mais específico o seu conteúdo melhor”
Nem sempre!
Na maioria dos casos, se você deseja crescer de forma sustentável, é preciso produzir conteúdo para todas as etapas da jornada do cliente: descoberta, consideração, conversão e fidelização.
No mercado jurídico não é diferente, o ideal é produzir conteúdo para todas as etapas da jornada.
Eu não estou dizendo que esse tipo de conteúdo não é importante, muito pelo contrário, esse tipo de conteúdo tem que fazer parte do seu plano, mas você precisa também trabalhar conteúdos de descoberta, consideração e fidelização, se você deseja atuar em toda a jornada.
3- Invista em rankings jurídicos
Será?
- O seu público-alvo acessa a publicação que você está investindo recursos?
- A publicação que você está investindo tem credibilidade no mercado ou é uma publicação do estilo “pague e apareça”?
- Você está fazendo marketing de vaidade ou marketing para clientes e potenciais clientesim?
- Você sabe dizer se o investimento realizado trouxe algum retorno, e se sim, quanto trouxe de retorno para o seu negócio?
Com certeza antes de tomar uma decisão de investir ou não em publicações jurídicas, você deve responder no mínimo as perguntas acima.
4- “Saia do juridiquês”
Nem sempre!
Se a sua Persona gosta do Juridiquês e é advogado/a também, por que não usar?
Se você não sabe o que é Persona. clique aqui para ler um conteúdo especial que elaboramos sobre Personas.
Só deixe de usar se você tem certeza que a sua persona não gosta do juridiquês ou não compreende, e não porque estão dizendo para você não utilizar.
O melhor a fazer, caso você tenha alguma dúvida em relação a esse assunto é perguntar diretamente para os seus clientes. Você mais do que ninguém deve conhecer as preferências dos seus clientes e potenciais clientes.
Muito cuidado com essas regras generalistas, pois as regras nunca se aplicam em todos os casos, sempre existe excessão. Lembre-se que não existe um caminho único para todos.
A Persona varia de escritório para escritório e não tem como generalizar as preferências.
5- “Faça lives no Instagram“
Escutamos muito essa frase, “faça lives para aumentar o seu alcance e engajamento”, mas será que isso serve para todo mundo?
O que aconteceu em 2020 devido a Pandemia do Coronavírus, foi uma enxurrada de lives que virou até piada.
A verdade é que novamente você precisa pensar se realmente vale a pena. Primeiro porque se o Instagram nem for a rede social principal, que você utiliza para falar com o seu público-alvo, não faz muito sentido você gastar energia, certo?
Outra coisa é que ninguém assiste uma live de quem não conhece. É importante que você construa primeiro a sua audiência.
Então a principal mensagem aqui é fazer você pensar e não apenas seguir o que todos estão dizendo para você fazer.
Espero que o conteúdo tenha sido útil.
Um abraço!
Luana Manzini