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Para controlar a eficiência do seu plano de marketing, tenha metas claras e indicadores de performance (KPIs) bem definidos.

KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance. É uma forma de medir se uma ação está efetivamente atendendo aos objetivos.

O KPI pode ser o tráfego do seu site, conteúdos mais visitados, page rank, visitantes (novos x recorrentes), assinantes do newsletter e outros.

Um KPI precisa ser relevante para o seu objetivo. Os KPIs que medem a performance de cada um dos objetivos.

Definição de Indicadores plano de marketing

Outro item que precisa ser definido nessa etapa é a definição de quais ferramentas vão apoiar o projeto.

Você pode utilizar uma ferramenta para programar posts, uma ferramenta para fazer envio de e-mail marketing, ferramenta para ajudar na otimização do site e outras.

E por último, mas não menos importante é a elaboração de um cronograma, que assim como o plano deve ser constantemente atualizado e alterado caso seja necessário.

Um bom cronograma não contempla só as ações que serão realizadas, ele também contempla quem realizará cada função.

Vale ressaltar o plano de marketing nunca acaba e está em constante atualização, você deve revisar o plano sempre que necessário.

Bom trabalho!