Antes de falarmos das melhores práticas do marketing digital jurídico, vamos listar de forma resumida o que é permitido fazer.

O que pode ser feito no Marketing Digital Jurídico?

  • Ter um site ou blog;
  • Criar páginas em redes sociais e postar conteúdos informativos;
  • Enviar e-mails informativos;
  • Produzir vídeos;
  • Criar e-books;
  • Otimizar site ou blog para os mecanismos de buscas (SEO);
  • Investir em links patrocinados;

Vale ressaltar que as atividades mencionadas acima devem seguir sempre as diretrizes do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Agora vamos as melhores práticas do marketing digital jurídico:

 

Seja encontrado na internet

É essencial que você tenha presença na internet e seja encontrado de forma fácil.

O seu site é o seu cartão de visitas virtual, além de ser uma filial do seu escritório, pois você pode gerar negócios através dele. É  também um canal de comunicação e relacionamento com clientes. Desta forma, o site deve demostrar que o escritório possui profissionalismo, credibilidade, transparência e disponibilidade.

Um dos principais objetivos do marketing digital jurídico é aproximar os profissionais de seus potenciais clientes, porém isso só é possível se você for acessível a eles.

Para ser encontrado de forma fácil é preciso ter um bom site. Esse site precisa priorizar a experiência do usuário, ou seja, ter uma boa navegabilidade, disponibilizar informações atualizadas e conteúdo de qualidade, disponibilizar links para redes sociais e etc. Além disso, o site deve ser otimizado para os mecanismos de busca.

Caso contrário o site nunca será bem rankeado nos principais motores de busca da internet e a chance de você aparecer na primeira página do Google será pífia.

 

Seja ativo e disponível

Muitos sites e páginas em redes sociais permanecem estáticos durante muito tempo e desta forma não geram nenhum benefício.

É muito importante manter todas as informações atualizadas e ser sempre ativo. O contato inicial precisa ser respondido rapidamente, por e-mail, telefone, mensagem de texto ou rede social. Muitas vezes um cliente pode ser perdido pela falta de eficiência na hora de responder um contato.

A rotina provavelmente vai impedir que você consiga responder aos contatos em tempo hábil, mas deixe uma pessoa como responsável por essa função.

 

Produza conteúdo de qualidade e relevância

A produção de conteúdo relevante é simplesmente a base do marketing digital jurídico,  principalmente quando se trata do mercado jurídico. Ou seja,  sem isso a estratégia não trará resultados.

Mas afinal, o que é conteúdo de qualidade e relevância?

Podemos considerar um conteúdo de qualidade e relevante, todo material que seja muito interessante para o seu público-alvo e que seja bem escrito e de preferência sem “juridiquês” . Não se esqueça que o seu cliente ou potencial cliente não é especialista no assunto.

Talvez antes de produzir um conteúdo você tenha que dar uma passo para trás e definir quem é o seu público-alvo e o qual material ele gostaria de receber? quais problemas você irá resolver para ele?

O conteúdo precisa ser direcionado, ou seja, não basta falar de qualquer assunto genérico só para ter conteúdo no site.

 

Identidade Visual

A Identidade visual do escritório é muito importante, pois com uma identidade visual bem executada você vai passar uma boa impressão para o seu público. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica!

Com certeza se você entrar em um site com o visual poluído e mal feito você jamais terá uma boa impressão da empresa.

Priorize o visual dos itens abaixo:

  • Logotipo;
  • Site/blog;
  • Páginas nas redes sociais;

Por Agência LCP

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