Por que o Instagram lançou o formato wide?

Categoria

Instagram|Marketing Digital

No dia 23 de setembro de 2025, usuários do Instagram foram surpreendidos com um novo formato no feed.

Tratava-se do formato “wide”, um novo formato de vídeo, com dimensões de 5120 × 1080 pixels, para ser compartilhado como um “banner cinematográfico”.

De acordo com a Meta, trata-se de uma melhoria na experiência dos usuários, que poderão criar postagens em novos formatos horizontais.

Adam Mosseri, CEO do Instagram, se pronunciou e disse que é mais um formato para incentivar a criatividade dos criadores de conteúdo na plataforma.

O novo formato causou estranheza, muitas especulações e questionamentos por parte dos usuários.

  • Por qual motivo a Meta lançou esse formato?
  • A Meta lançou esse formato para caber mais conteúdos na tela?
  • Esse formato melhora de fato a experiência do usuário?
  • Será apenas um teste da Meta?
  • A Meta lançou esse formato porque gera mais retenção?

A Meta não costuma ser muito transparente com os usuários, muitas coisas ficam sem resposta por parte da empresa.

Na minha opinião, o novo formato não melhora a experiência do usuário, pois, dificulta a visualização do conteúdo.

Nos próximos meses vamos acompanhar para ver se esse formato vai ficar ou não!

Por Luana Manzini

Agência LCP

 

 

 

Tags: