No dia 23 de setembro de 2025, usuários do Instagram foram surpreendidos com um novo formato no feed.
Tratava-se do formato “wide”, um novo formato de vídeo, com dimensões de 5120 × 1080 pixels, para ser compartilhado como um “banner cinematográfico”.
De acordo com a Meta, trata-se de uma melhoria na experiência dos usuários, que poderão criar postagens em novos formatos horizontais.
Adam Mosseri, CEO do Instagram, se pronunciou e disse que é mais um formato para incentivar a criatividade dos criadores de conteúdo na plataforma.
O novo formato causou estranheza, muitas especulações e questionamentos por parte dos usuários.
- Por qual motivo a Meta lançou esse formato?
- A Meta lançou esse formato para caber mais conteúdos na tela?
- Esse formato melhora de fato a experiência do usuário?
- Será apenas um teste da Meta?
- A Meta lançou esse formato porque gera mais retenção?
A Meta não costuma ser muito transparente com os usuários, muitas coisas ficam sem resposta por parte da empresa.
Na minha opinião, o novo formato não melhora a experiência do usuário, pois, dificulta a visualização do conteúdo.
Nos próximos meses vamos acompanhar para ver se esse formato vai ficar ou não!
Por Luana Manzini
Agência LCP