Caso prefira escutar o artigo é só apertar o play!
Para controlar a eficiência do seu plano de marketing, tenha metas claras e indicadores de performance (KPIs) bem definidos.
KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance. É uma forma de medir se uma ação está efetivamente atendendo aos objetivos.
O KPI pode ser o tráfego do seu site, conteúdos mais visitados, page rank, visitantes (novos x recorrentes), assinantes do newsletter e outros.
Um KPI precisa ser relevante para o seu objetivo. Os KPIs que medem a performance de cada um dos objetivos.
Outro item que precisa ser definido nessa etapa é a definição de quais ferramentas vão apoiar o projeto.
Você pode utilizar uma ferramenta para programar posts, uma ferramenta para fazer envio de e-mail marketing, ferramenta para ajudar na otimização do site e outras.
E por último, mas não menos importante é a elaboração de um cronograma, que assim como o plano deve ser constantemente atualizado e alterado caso seja necessário.
Um bom cronograma não contempla só as ações que serão realizadas, ele também contempla quem realizará cada função.
Vale ressaltar o plano de marketing nunca acaba e está em constante atualização, você deve revisar o plano sempre que necessário.
Bom trabalho!