Motivados em ver escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e empresas do ramo jurídico prosperarem em seus projetos de marketing digital, escrevemos esse artigo com propriedade de quem já passou por mais de 380 projetos de implantação de conceitos de marketing digital e assessoria de imprensa.
Não pode ser mais novidade para ninguém – e de nenhuma geração – que somos impactados por conteúdos, que buscamos ou recebemos todos os dias, que em mais de 80% das nossas decisões de consumo ou aquisições temos como origem um conteúdo da internet…
Pode ser uma busca no Google, uma promoção visualizada numa rede social, um e-mail recebido ou um vídeo assistido no YouTube, não importa a origem ou o formato, o conteúdo na internet é essencial para despertar o interesse, a vontade de consumir, concretização de uma aquisição e reconhecimento de uma autoridade em determinado assunto (Influenciadores).
Vale lembrar que o conteúdo hoje é o grande responsável pelas demais ações de marketing, se não temos conteúdo não temos o que publicar em redes sóciais, publicar no site ou enviar por e-mail aos clientes e interessados. E não podemos pensar em conteúdo de qualquer forma, temos que pensar sempre em qualidade e que seja ligado ao objetivo do negócio.
Na era digital, muito se fala em Marketing Digital como a principal e talvez única forma de alavancar vendas por meio da internet. De fato, estratégias como captação de leads no funil de vendas, SEO, Facebook Ads entre outras compõem uma importante estratégia para conseguir clientes e prospects na área jurídica. Mas não é só!
Juntamente com o marketing digital, a assessoria de imprensa na área jurídica revela-se um importante meio de gerar reputação positiva para seu escritório. Nos últimos 10 anos, os veículos de comunicação com viés jurídico dobraram em número, exigindo que seu escritório de advocacia esteja presente em matérias ou artigos para criar uma verdadeira autoridade digital na área.
O trabalho de assessoria de imprensa com marketing digital mostra-se absolutamente eficaz. Seguem abaixo os principais motivos:
- Conteúdos divulgados através de assessoria de imprensa em grandes veículos geram relevância da marca, e uma marca relevante é mais fácil de ser trabalhada pelo marketing digital.
- A assessoria de imprensa consegue levar conteúdos em veículos de grande relevância, e isso é fundamental para gerar o Link Building, consequentemente fazer seu site ser melhor ranqueado nos mecanismos de buscas como o Google.
- O seu conteúdo irá alcançar todos os perfis, tanto o público de conteúdo impresso através da assessoria de imprensa, como o digital através de ações de marketing digital.
- O marketing digital através de técnicas de engajamento faz o conteúdo gerado pela assessoria de imprensa ser sempre visto e consequentemente sempre lembrado.
- No meio jurídico, é muito importante a reputação do escritório junto ao mercado. E para isso, a confecção de artigos e participação em matérias em veículos importantes revela-se muito eficaz e o marketing digital ajuda na divulgação e propagação desse conteúdo.
- Ao trabalho de assessoria de imprensa, soma-se o trabalho de relações públicas ou relações institucionais, que aproxima o cliente de figuras-chave de Instituições e empresas com o objetivo de estreitar laços e fazer negócios e o marketing digital através de conceitos e aplicações como a automação de marketing mantem esse relacionamento contínuo.
- O marketing digital proporciona para a assessoria de imprensa os temas mais buscados e acessados no momento. Com essa informação a assessoria de imprensa consegue gerar pautas atuais e de alto engajamento com o público.
É considerado uma melhor prática a junção e união de esforços da Assessoria de Imprensa com o time de Marketing Digital. Grande parte do sucesso em projetos de aumento de relevância de marcas, ou de aumento de novos negócios, se deve a união dessas duas atividades.