Quer apagar informações pessoais da Busca do Google?

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Google|Marketing Digital

Quer apagar informações pessoais da Busca do Google?

Encontrar dados pessoais nos resultados da Busca do Google não é nada agradável. Além disso pode ser perigoso!

Dados pessoais não podem ser divulgados sem autorização do titular, pois isso viola a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a legislação brasileira. A divulgação indevida pode gerar danos morais e materiais, além de ser um crime em alguns casos.
Mas o que são dados pessoais?
Segundo a LGPD, dados pessoais são informações que identificam ou tornam identificável uma pessoa natural viva, incluindo dados como nome, CPF, RG, endereço e até mesmo informações menos óbvias como o endereço IP ou hábitos de consumo. 
A lei também classifica dados pessoais sensíveis (origem racial, convicção religiosa, saúde, etc.) para garantir maior proteção a esses tipos de dados. 

Quais informações podem ser removidas, de acordo com a política do Google?

  • Seu endereço, número de telefone ou e-mail.
  • Documentos de identificação oficiais confidenciais, como:
    • Número da Previdência Social, CPF ou CNPJ.
    • Número do RG ou RNE.
  • A sua conta bancária ou número de cartão de crédito.
  • Fotos da sua assinatura ou do seu documento de identificação.
  • Registros particulares, como históricos médicos.
  • Nomes de usuário e senhas confidenciais.
Se as informações forem sobre você, você ou um representante pode pedir ao Google para remover o conteúdo.

Mas como solicitar?

  1. Para iniciar o processo, pesquise no Google seus próprios dados, como nome completo, telefone ou e-mail, e verifique se aparecem resultados com suas informações pessoais. Ao encontrar algo que queira remover, clique nos três pontos ao lado do resultado e selecione Remover resultado.
  2. Em seguida, escolha o motivo da solicitação, marcando a opção “O resultado mostra minhas informações pessoais, e eu não quero que elas apareçam nele”. O Google vai pedir que você especifique o tipo de dado, como números de documento de identificação, informações financeiras, senhas e assinaturas, registros restritos e outros.
  3. Depois, clique em Continuar e dependendo da opção escolhida ;é necessário anexar prints das telas com dados pessoais, link para acessar a página e a confirmação de alguns dados.
  4. Após finalizar o processo você receberá um e-mail confirmando o pedido.

O Google vai avaliar a solicitação e, se aprovado, removerá a página dos seus resultados de busca.

Utilizando o mesmo processo, é possível também denunciar casos de doxxing, ou seja, quando alguém expõe informações privadas com o intuito de prejudicar ou assediar outra pessoa.

Vale ressaltar que o Google só consegue remover os resultados da Pesquisa, ou seja, os resultados indexados na página de resultado da busca.

O conteúdo permanece no site de origem. Por isso, recomendo que além de realizar a solicitação para o Google, você também entre em contato com o proprietário do site para solicitar a remoção de informações pessoais.

Precisa de ajuda?

A Agência LCP pode te ajudar nesse processo para que seus dados pessoais sejam removidos.

Por Luana Manzini

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