O que é engajamento?

Engajamento é o envolvimento que os seguidores têm com a marca.

Para ter engajamento é preciso ter interação e certamente para ter interação você precisa gerar interesse, atrair e cativar o seu público.

São sinônimos de engajamento no dicionário:

Quando um público está engajado significa que ele está interessado e faz questão de interagir com a sua marca, de forma espontânea e voluntária.

O engajamento funciona como um ótimo termômetro para indicar que você está no caminho certo. Quanto mais engajado o seu público, mais assertivo você está sendo nos seus posts.

Se você estiver publicando um conteúdo que não seja de boa qualidade ou que não seja do interesse da sua audiência, provavelmente o engajamento será baixo.

A taxa de engajamento é a métrica mais importante?

Depende do seu objetivo. Pode ser ou não.

Por exemplo, se você acabou de criar o perfil do seu negócio, em uma rede social e você não tem nenhum seguidor. Certamente a métrica mais importante para você será o alcance e não o engajamento, pois nesse momento formar uma audiência será mais importante do engajá-la. Afinal você ainda não tem audiência e vai precisar criar do zero.

Então não dá para dizer que o engajamento é  a melhor métrica, como se houve por aí.

Tudo depende do que você está buscando.

Como a taxa de engajamento é calculada?

Cada rede social tem um cálculo específico, pois as interações são diferentes em cada rede social, porém a lógica é sempre: número de interações / alcance, ou: número de interações/ seguidores.

A taxa de engajamento real é sempre calculado com base no alcance e não nos seguidores.

 

 

No próximo post vamos falar de diversas formas de engajamento, que provavelmente você nunca notou!

Por Agência LCP

Clique aqui para ler mais conteúdos do blog.