Como tirar notícias negativas do Google?

Aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa do Google, de forma positiva, é o que todos desejam.

O bom posicionamento é essencial para gerar mais negócios. Além de ser excelente para a imagem e reputação da marca.

Vejamos algumas estatísticas que reforçam a importância das pesquisas no Google:

 

  • 84% dos usuários Google realizam 3 ou mais pesquisas diárias. (Fonte: Moz, 2019)
  • 46% das pesquisas de produtos na internet começam pelo Google. (Fonte: Jumpshot, 2018)
  • 47% de todas as buscas realizadas em desktop são feitas no Google (Fonte: Statista, 2019)
  • 90% dos usuários Google acessam apenas os links das primeiras posições (Fonte: Search Engine Land, 2018)
  • 75% dos usuários nunca clicam em resultados após a primeira página dos resultados de pesquisa. – imFORZA

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google,  os melhores resultados aparecem nas primeiras posições da página. Normalmente o primeiro resultado que aparece é o mais completo  e justamente por isso, não há necessidade de continuar a busca.

Então, dificilmente a pessoa chegará no seu site se a posição dele, estiver na segunda ou terceira página do Google.

Quanto maior a concorrência por determinada palavra-chave, mais difícil se torna aparecer na primeira página do Google, pois os conteúdos precisam estar cada vez melhores e maiores. Além disso os resultados precisam oferecer uma experiência cada vez melhor ao visitante.

Aparecer na primeira página do Google é excelente para qualquer empresa, por outro lado aparecer de forma negativa pode ser grande desastre.

No mundo digital não é muito difícil disseminar um conteúdo negativo, seja por meio de redes sociais, sites de proteção ao consumidor ou notícias em portais e blogs.

Quando a reputação de uma empresa ou pessoa é colocada em dúvida, certamente há prejuízo financeiro e de imagem.

Qualquer pessoa que pesquisa sobre determinado produto, serviço ou empresa e se depara com algo negativo, tende a não comprar e a não considerar mais essa opção.

Mas o que fazer para resolver ou amenizar essa situação?

Cada caso deve ser tratado de maneira única, pois dependendo da situação, caso alguma notícia seja falsa é preciso tomar medidas judiciais, além de notificar o Google.

Contudo, não sendo um conteúdo que exija medidas judiciais para ser excluído, não existe a possibilidade de “tirar” um conteúdo negativo dos resultados de pesquisa do Google.

Então somente é possível  tentar rebaixá-lo de posição nos mecanismos de busca, através da indexação de novas páginas, para que esse conteúdo deixe de aparecer na primeira página.

De forma simplificada, esse trabalho é feito através da geração de conteúdos positivos e indexação desses conteúdos, para poder fazer essa substituição.

São utilizadas inúmeras técnicas e ferramentas  para a realização desse trabalho.

Cada projeto tem uma complexidade e um tempo específico.

Vale ressaltar que:

  • O conteúdo negativo não irá sumir, ele irá ser rebaixado para posições inferiores. O ideal é que ele fique posicionado da segunda página em diante.
  • Esse trabalho não é um trabalho de curto prazo, pois as páginas demoram para ser indexadas e as mesmas devem cumprir uma série de requisitos. 
  • Caso a empresa tenha uma reputação muito ruim com reclamações a todo momento, sempre haverá conteúdo negativo na primeira página, por conta das atualizações do Google. Infelizmente para esses casos não existe milagre.

 

Por fim, espero que o conteúdo tenha sido útil.

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