Como tirar notícias negativas do Google?

Aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa do Google, de forma positiva, é o que todos desejam.

O bom posicionamento é essencial para gerar mais negócios. Além de ser excelente para a imagem e reputação da marca.

Vejamos algumas estatísticas que reforçam a importância das pesquisas no Google:

  • 84% dos usuários Google realizam 3 ou mais pesquisas diárias. (Fonte: Moz, 2019)
  • 46% das pesquisas de produtos na internet começam pelo Google. (Fonte: Jumpshot, 2018)
  • 47% de todas as buscas realizadas em desktop são feitas no Google (Fonte: Statista, 2019)
  • 90% dos usuários Google acessam apenas os links das primeiras posições (Fonte: Search Engine Land, 2018)
  • 75% dos usuários nunca clicam em resultados após a primeira página dos resultados de pesquisa. – imFORZA

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google,  os resultados mais relevantes aparecem nas primeiras posições da página. Os algoritmos do Google levam em conta mais de 200 fatores para determinar a relevância de um conteúdo.

Normalmente o primeiro resultado que aparece é o mais relevante e justamente por isso, não há necessidade de continuar a busca.

É claro que existem falhas na busca, mas normalmente as pessoas encontram o que elas buscam, e dessa forma continuam utilizando o mecanismo de busca.

Então, dificilmente a pessoa chegará no seu site se a posição dele, estiver na segunda ou terceira página do Google. A maior parte dos cliques, de acordo com o próprio Google se concentram na primeira página.

Quanto maior a concorrência por determinada palavra-chave, mais difícil se torna aparecer na primeira página do Google. Além disso os resultados precisam oferecer uma experiência cada vez melhor ao visitante.

Aparecer na primeira página do Google é excelente para qualquer empresa, por outro lado aparecer de forma negativa pode ser um grande desastre.

No mundo digital não é muito difícil disseminar um conteúdo negativo, seja por meio de redes sociais, sites de proteção ao consumidor ou notícias em portais e blogs.

Quando a reputação de uma empresa ou pessoa é colocada em dúvida, certamente há prejuízo financeiro e de imagem.

Qualquer pessoa que pesquisa sobre determinado produto, serviço ou empresa e se depara com algo negativo, tende a não comprar e a não considerar mais essa opção.

Mas o que fazer para resolver ou amenizar essa situação?

Cada caso deve ser tratado de maneira única, pois dependendo da situação, caso alguma notícia seja falsa é preciso tomar medidas judiciais, além de solicitar a remoção ao Google.

De acordo com a política do Google, determinados tipos de conteúdo que violam a sua política, podem ser removidos pelo próprio Google. Clique aqui para ver quais são.

Contudo, não sendo um conteúdo que viole a política, não existe a possibilidade de “tirar” um conteúdo negativo dos resultados de pesquisa do Google.

Então, somente é possível  tentar rebaixá-lo de posição nos mecanismos de busca, através da indexação e classificação de novas páginas, para que esse conteúdo deixe de aparecer na primeira página.

De forma simplificada, esse trabalho é feito através da geração de conteúdos positivos e classificação desses conteúdos, para poder fazer essa substituição de forma gradual.

São utilizadas inúmeras estratégias para a realização desse trabalho e os projetos são únicos, tudo vai depender de cada situação.

Cada projeto tem uma complexidade e um tempo específico.

Vale ressaltar que:

  • O conteúdo negativo não irá sumir, ele irá ser rebaixado para posições inferiores. O ideal é que ele fique posicionado da segunda página em diante.
  • Esse trabalho não é um trabalho de curto prazo, pois as páginas  podem demorar para serem indexadas e classificadas.
  • Caso a empresa tenha uma reputação muito ruim, com reclamações constantes, sempre haverá conteúdo negativo na primeira página, por conta das atualizações do Google. Infelizmente para esses casos não existe milagre.

 

Por fim, espero que o conteúdo tenha sido útil.

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