A partir de agora, a busca do Google no Brasil recebe um aprimoramento significativo com a introdução da inteligência artificial generativa.
Usuários têm a oportunidade de explorar uma nova ferramenta, com características semelhantes ao ChatGPT.
O (Search Generative Experience), ou Experiência de Pesquisa Generativa, em português, gera respostas no topo da página de pesquisa.
A página de pesquisa exibe momentaneamente a mensagem “Gerando…” antes de revelar uma resposta detalhada sobre o tema em questão.
Os usuários são notificados de que a “IA generativa é experimental” e que a “qualidade das informações pode variar”. Além disso, têm a opção de ouvir o conteúdo em vez de lê-lo.”
O Serviço de Geração de Respostas (SGE) encontra-se em fase de teste. Atualmente, está disponível no navegador Chrome para desktop e no aplicativo oficial do Google para Android e iPhone (iOS).
Para acessar a inteligência artificial do Google, é necessário visitar a página do Search Labs, um hub que concentra funções beta. Ao ativar o SGE, a tecnologia passa a estar presente em todos os dispositivos conectados à conta Google do usuário.
Segundo Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia do Google, nem todas as pesquisas apresentaram resultados, apesar de nenhum tema específico ser obstruído, ele acredita que temas como política e saúde não retornaram resultados.
Pôssas afirma também que a página prossegue com a exibição de anúncios, e que a compra de espaços nos textos gerados pela IA não está disponível. Contudo, o novo formato não vai deixar de enviar tráfego para os sites indexados.
A companhia não tem intenção de padronizar o novo formato como uma ferramenta oficial de buscas, e afirma que para usuários que não ativarem o SGE, o motor de buscar permanecerá sem alterações.
Agência LCP