O perfil da empresa no Google (chamado de Google Business Profile, anteriormente Google Meu Negócio) é uma ferramenta gratuita do Google que permite que empresas criem um perfil online para gerenciar como sua empresa é exibida nas pesquisas do Google e no Google Maps.

O perfil de empresa no Google oferece informações essenciais, como:

  • Nome, endereço e telefone da empresa;
  • Horários de funcionamento e dias especiais;
  • Categoria de negócios (como restaurante, loja de roupas, consultório médico, etc.)
  • Descrição e fotos da empresa;
  • Avaliações;
  • Publicações de atualizações e ofertas (como promoções e eventos).

Com o perfil de empresa no Google, o negócio ganha visibilidade nas pesquisas locais, o que ajuda a atrair clientes próximos. Além disso, o proprietário da conta pode acessar métricas importantes, como o número de visualizações, interações e buscas feitas pelos clientes que encontram o perfil da empresa.

Benefícios em ter um perfil da empresa no Google:

  • Presença on-line;
  • Interação com os clientes;
  • Acesso a insights sobre a empresa;
  • Autonomia: você mesmo gerencia as informações da sua empresa.

É importante entender que, a partir do momento que você cria um perfil da empresa no Google, você por uma lado ganha visibilidade on-line e por outro lado, fica mais exposto a comentários, tanto positivos quanto negativos, sobre a sua empresa.

Avaliações de clientes no Google

Primeiramente é importante ressaltar que não existe a possibilidade de ter um perfil de empresa no Google sem ter as avaliações de clientes. 

Ou você tem um perfil de empresa com avaliações ou não tem. Caso você não queira ficar exposto as avaliações de clientes, não tenha um perfil da empresa no Google.

Para as pessoas que desejam ter um perfil, é importante manter as informações da empresa atualizadas e estar disponível para acompanhar e responder avaliações ou mensagens que podem surgir.

É possível remover avaliações do Google?

Uma avaliação do Google pode ser removida se violar as políticas de conteúdo do Google. Isso inclui avaliações que contenham linguagem ofensiva, spam, publicidade inapropriada, conteúdo irrelevante, ou que violem a privacidade de outras pessoas.  Avaliações falsas ou de contas inativas também são removidas automaticamente.

Se você acredita que uma avaliação em seu perfil está violando essas políticas, você pode denunciar a avaliação através do Google Maps ou da Pesquisa Google. O Google revisará a denúncia e, se considerar válida, a avaliação será removida

Quais avaliações devem ser denunciadas para remoção?

Reporte apenas avaliações que infrinjam as políticas do Google. Consulte as diretrizes de conteúdo para mais detalhes.

Evite denunciar uma avaliação apenas por discordar ou não gostar dela. O Google não interfere em casos de discordância entre empresas e clientes, pois não há uma forma confiável de determinar quem está certo sobre uma experiência específica.

De acordo com o Google:

“O Google não se envolve quando empresas e clientes discordam, já que não existe uma maneira confiável de definir quem tem razão sobre uma experiência específica do cliente”.

Avaliações de hotéis feitas em sites de terceiros não podem ser denunciadas diretamente ao Google. Para sinalizar esse tipo de avaliação, clique no nome do autor e vá ao site do fornecedor. Quando a avaliação for removida ou modificada pelo provedor, as alterações serão refletidas no Perfil da sua empresa.

Dica: seja paciente, pois o processo de atualização pode levar alguns dias.

Como solicitar a remoção?

 

Por Agência LCP

Ficou com alguma dúvida ou deseja conversar com a gente sobre propostas e parcerias?

Entre em contato conosco!