Caso prefira escutar o artigo é só apertar o play!
Nessa etapa você vai estabelecer as metas que vão compor o plano de ação.
Ao final do processo você deve saber responder muito bem a pergunta:
O que devemos fazer e como fazer para alcançar o objetivo?
Andando junto aos objetivos, as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que elas têm prazos específicos para acontecerem.
É muito comum metas não serem alcançadas por serem mal elaboradas. Metas precisam ser específicas, realistas, mesuráveis e terem um prazo para acontecer.
Por isso é tão importante saber em que momento o seu escritório está, como está a concorrência e o que precisa ser feito para alcançar o objetivo, considerando um cenário realista.
Nessa primeira etapa do Plano de Marketing Digital, você pode utilizar o método SMART para definir as suas metas:
Método SMART
- S
Corresponde ao termo specific, ou seja, uma meta deve ser específica naquilo que quer. Se o objetivo é aumentar a geração de leads, a meta deve ser clara ,como: aumentar os leads em 20% em um período de 10 meses.
- M
Atribui-se a measurable (mensurável). O que nos mostra que é necessário determinar um indicador tangível e com possibilidade de mensuração.
- A
Vem de achievable, que quer dizer atingível ou aquilo que é alcançável. Verifique se as metas traçadas são realistas e alcançáveis. Caso contrário podem desestimular o time e levar o projeto ao fracasso.
- R
Corresponde a relevant. As metas precisam ser relevantes para o negócio e estar diretamente ligadas ao objetivo. As metas precisam ser claras e de fácil entendimento para toda equipe. As pessoas envolvidas no projeto precisam saber que estão sendo úteis e importantes no processo.
- T
Dentro do método SMART, o T vem de time. Sempre que definir uma meta, não se esqueça de estabelecer um prazo. Um prazo que possa ser cumprido e que faça sentido para os envolvidos.