Como remover um conteúdo do Google?

Primeiramente é importante entender qual tipo de conteúdo estamos falando.

Alguns tipos de conteúdo podem ser removidos pelo próprio Google, outros somente pelo proprietário do site e, em alguns casos a remoção não é possível.

A remoção de um conteúdo no Google pode ser um processo complexo e muitas vezes não há garantia de que seja removido. No entanto, existem diversas medidas que você pode tomar para tentar remover um conteúdo indesejado:

  • Dados pessoais:

Existem muitos sites que contém dados pessoais, sem autorização ou consentimento. Nesses casos, você pode entrar em contato direto com o site e solicitar a remoção dos seus dados.

Sites com práticas abusivas relacionadas a remoção de dados pessoais, podem ser denunciados diretamente ao Google.

  • Conteúdo indesejado originário do próprio site:

Nesses casos você poderá removê-lo ou ocultá-lo do Google e de outros mecanismos de pesquisa, usando o arquivo robots.txt.

  • Conteúdos que podem ser removidos pelo Google

Conteúdos que violem a legislação ou seus direitos podem ser removidos pelo próprio Google.

De acordo com o Google: “podemos remover informações pessoais que gerem riscos significativos de roubo de identidade, fraude financeira ou outros danos específicos”.

Alguns exemplos de conteúdos, que podem ser removidos, listados na política de remoção de conteúdo do Google:

 

  • Remoções de conteúdo por direitos autorais

Se o conteúdo violar seus direitos autorais, você poderá enviar uma notificação de violação de direitos autorais (DMCA) ao Google. O Google é obrigado por lei a remover o conteúdo após receber uma notificação válida de DMCA.

Se o aviso de remoção for válido, a lei de direitos autorais determina que o conteúdo seja removido  (neste caso, a URL dos resultados da Pesquisa).

  • O que pode ser feito em relação a conteúdos como notícias?

Sabemos que não é possível remover alguns tipos de notícias do Google. No entanto, há algumas estratégias que podem ajudar a minimizar a presença dessas notícias nos resultados.

  1. Crie conteúdo positivo: produza e publique conteúdo positivo sobre você ou sua empresa em plataformas diversas, como blogs, redes sociais e sites especializados. Isso pode ajudar a aumentar a presença de informações positivas sobre você na internet, diminuindo a relevância das notícias negativas nos resultados de busca.
  2. Faça um trabalho de relações públicas: entre em contato com veículos de mídia e jornalistas, divulgando notícias positivas sobre você ou sua empresa. Isso pode ajudar a gerar novos conteúdos positivos que sejam indexados pelo Google e apareçam nos resultados de busca.
  3. Contrate serviços de SEO: empresas especializadas em SEO (Search Engine Optimization) podem ajudar a otimizar o seu site e trabalhar na geração de conteúdo positivo, com o objetivo de diminuir a presença de notícias negativas nos resultados de busca do Google.
  4. Além dessas, existem outras estratégias que podem ser interessantes.

Conclusão

Lembre-se que mesmo que o conteúdo seja removido dos resultados de pesquisa, ele ainda pode estar disponível  na web.

Somente quando o conteúdo é excluído de sua fonte original, ou fontes, é que ele nunca mais poderá ser acessado ou encontrado na web.

É importante lembrar que a reputação online é construída a longo prazo e depende da manutenção de uma imagem positiva e consistente. Por isso, além das estratégias acima, é fundamental tomar medidas para evitar novos problemas e manter uma postura ética e transparente.

 

Agência LCP

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