Toda vez que uma busca é feita no Google, um leilão é realizado.
Você sabe por quê?
É através de um leilão especial de segundo preço, que o Google define quais anúncios vão aparecer e em qual ordem na página de resultado de pesquisa. Por esse motivo alguns anúncios aparecem no topo e outros no final na página, como você já deve ter notado.
Como o leilão funciona na prática?
- Quando alguém faz uma pesquisa, o sistema do Google Ads identifica todos os anunciantes elegíveis, ou seja, os anunciantes que estão concorrendo pela palavra-chave pesquisada.
- Após essa seleção, o Google exclui aqueles que não são qualificados, ou que foram reprovados. Muitos anúncios não atingem os requisitos mínimos de qualidade.
- Dentre os anúncios selecionados, somente aqueles que atingem uma classificação mínima exigida são exibidos.
Mas afinal, o que é um leilão especial de segundo preço?
Em um leilão apenas de segundo preço, o anunciante não precisa pagar o preço total do lance. Ele paga o lance do concorrente que ficou em segundo lugar, acrescido de um centavo.
O Google utiliza uma versão especial de leilão de segundo preço, ou seja, não considera apenas o lance. Para determinar o ganhador, ele considera o lance e outros fatores, que ele utiliza para fazer o cálculo de classificação do anúncio (Ad Rank).
A classificação do anúncio que vai determinar o posicionamento.
O anúncio com a classificação mais alta é exibido na primeira posição, aquele com a segunda classificação mais alta aparece na segunda posição e assim por diante.
Vejamos os 5 fatores, que compõe o cálculo:
- Lance: Ao criar uma campanha, você informa ao Google Ads o valor máximo que aceita pagar por um clique no anúncio.
- Qualidade dos anúncios e da página de destino: o Google Ads também analisa a relevância e a utilidade do anúncio, e do site vinculado a ele.
- Classificação mínima do anúncio: O Google define os limites mínimos que precisam ser alcançados.
- Contexto da pesquisa: São são levados em consideração, os termos de pesquisa que a pessoa inseriu, o local dela naquele momento, o tipo de dispositivo, o horário em que a pesquisa foi feita entre outros fatores.
- Estimativa do impacto das extensões e de outros formatos: ao criar um anúncio, você pode adicionar mais informações a ele, como um número de telefone ou links para páginas específicas do seu site. São as chamadas extensões de anúncio. O Google Ads faz uma estimativa de como as extensões e outros formatos usados afetam a performance do anúncio.
Vejamos os três principais fatores que determinam a qualidade de um anúncio
1. Taxa de cliques esperada
Essa é uma previsão da frequência com que um anúncio receberá cliques quando for exibido, feita pelo Google.
2. Experiência na página de destino do anúncio
As páginas de destino dos anúncios precisam oferecer aos usuários o que eles procuram, com conteúdo original e relevante. Além disso é levado em consideração a navegabilidade e velocidade do site.
3. Relevância do anúncio
A relevância indica se um anúncio corresponde às pesquisas dos usuários e garante que ele seja útil. Além disso, esse fator evita que as empresas simplesmente comprem a exibição em uma pesquisa não relacionada ao produto ou serviço que oferecem.
Vale ressaltar que o Google calcula a classificação de cada anúncio no leilão.
O Google utiliza esse tipo de cálculo para garantir que os anúncios mais relevantes fiquem nas primeiras posições. Se fosse apenas baseado no lance, correria o risco de não garantir requisitos mínimos de qualidade e relevância.
É muito importante entender que mesmo que os lances da concorrência sejam maiores que o seu, você poderá conquistar uma posição melhor que a do seu concorrente (por um preço menor) com palavras-chave e anúncios mais relevantes.
Não adianta focar só no lance!
Para garantir o primeiro lugar na página de resultado de pesquisa do Google, é preciso ser competitivo no lance e nos fatores relacionados à relevância e qualidade.
Lembre-se que as primeiras posições garantem mais clique e consequentemente mais resultados em sua campanha. Por isso é tão importante focar nos fatores relacionados a qualidade. É muita mais trabalhoso, porém os resultados compensam.
Como o processo de leilão é repetido a cada pesquisa no Google, cada leilão pode ter resultados diferentes, dependendo da concorrência no momento.
Por Luana Manzini
Cofundadora da Agência LCP
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