O que é engajamento?
Engajamento é um termo usado para descrever a interação e a conexão que os usuários têm com um conteúdo, marca, ou plataforma.
Para ter engajamento é preciso ter interação e certamente para ter interação você precisa gerar interesse, atrair e cativar o seu público.
São sinônimos de engajamento no dicionário:
Quando um público está engajado significa que ele está interessado e faz questão de interagir com a sua marca, de forma espontânea e voluntária.
Um elevado nível de engajamento indica que o público demonstra interesse e interação com o conteúdo disponibilizado, o que pode ampliar a visibilidade e o alcance da mensagem. Além disso, o engajamento é uma métrica essencial para avaliar a eficiência de campanhas de marketing e de estratégias de comunicação.
O engajamento funciona como um ótimo termômetro para indicar o que o seu público deseja.
Vale ressaltar que um conteúdo sem engajamento nem sempre é um conteúdo ruim, as vezes é somente um conteúdo que não gera interesse em seu público.
Em algum casos o conteúdo pode ser ruim, e em outros pode estar somente no formato errado.
Por isso é tão importante conhecer o público-alvo em primeiro lugar. Dessa forma você consegue traçar uma estratégia de conteúdo com mais assertividade.
A taxa de engajamento é a métrica mais importante?
Nem sempre, depende do seu objetivo e contexto.
Por exemplo, se você acabou de criar o perfil do seu negócio, em uma rede social e você não tem quase seguidores. Certamente a métrica mais importante, naquele momento, para você será o alcance e não o engajamento. Ou seja, formar uma audiência será mais importante do engajá-la. Afinal você ainda não tem audiência e vai precisar criar do zero.
Então não dá para dizer que o engajamento é a melhor métrica sempre, como se houve por aí.
Tudo depende do que você está buscando e da sua situação.
Como o engajamento é calculado?
O cálculo do engajamento nas redes sociais pode variar entre as plataformas, mas geralmente envolve a soma das diferentes interações que os usuários realizam com o conteúdo. A seguir, algumas métricas comuns usadas nesse cálculo:
- Curtidas: Quantidade de vezes que usuários clicaram em “curtir” em uma postagem.
- Comentários: Número de comentários deixados pelos usuários.
- Compartilhamentos: Total de vezes que o conteúdo foi compartilhado.
- Cliques: Número de cliques em links incluídos na postagem.
- Visualizações de Vídeo: Quantidade de vezes que um vídeo foi assistido.
- Tempo de Visualização: Duração total de tempo que os usuários dedicam a assistir vídeos.
Para calcular a taxa de engajamento, é comum utilizar a fórmula:
Taxa de Engajamento = (Total de Interações / Total de Seguidores ou Alcance) × 100
Por exemplo, se uma postagem recebeu 100 curtidas, 20 comentários e 10 compartilhamentos (totalizando 130 interações) e foi visualizada por 1.000 pessoas, a taxa de engajamento seria:
Taxa de Engajamento = (130 / 1000) × 100 = 13%
Vale ressaltar que a taxa de engajamento real é sempre calculado com base no alcance e não nos seguidores.
No próximo post vamos falar de diversas formas de engajamento, que provavelmente você nunca notou!
Por Agência LCP
Clique aqui para ler mais conteúdos do blog.