1. Defina muito bem o seu título profissional

Você sabia que o seu título profissional é um dos principais responsáveis por atrair visitantes no seu perfil?

O seu título profissional deve conter palavras-chave da sua área de atuação que ajudem na sua localização, quando alguém realizar uma busca na plataforma. Assim você aumenta as chances de ser encontrado.

Para ajudar se coloque no lugar de um recrutador ou de alguém que busca o seu serviço. Como essa pessoa faria a busca?

 

  1. Escolha bem sua foto de perfil

A foto do perfil deve ser profissional, ou seja, óculos escuros, boné, camisa de time e foto de férias não é o ideal. Escolha uma foto em um ambiente de trabalho e vestindo roupas do dia a dia corporativo.

 

  1. Elabore um bom resumo profissional

O resumo é o local onde você vai descrever como é que as pessoas devem ver você.

Aproveite para enfatizar as suas principais realizações, diferenciais, objetivos profissionais e conte um pouco sobre você.  Além disso, você também pode incluir as suas informações de contato.

 

  1. Seja detalhista na sua experiência profissional

Sua experiência profissional deve ser a mais completa possível. Acrescente as empresas onde trabalhou, o período, os cargos que ocupou e faça uma breve descrição de suas atividades e conquistas.

Os detalhes que vão fazer a diferença, então não meça esforços, dedique tempo para completar as informações. Nessa seção também é recomendado inserir o logotipo oficial da página da empresa no LinkedIn.

 

  1. Personalize a URL

Quando você cria seu perfil no LinkedIn, ele gera automaticamente uma URL aleatória.

Você pode e deve alterar esse endereço eletrônico, pois além de ser encontrado com mais facilidade, quando você for compartilhar seu perfil em seu currículo ou na assinatura do e-mail, você terá uma URL amigável.

Passo a passo para alterar a URL:

  • Clicar no ícone “Eu”, na parte superior da página inicial do LinkedIn
  • Escolher “Visualizar perfil” e, depois, “Editar seu perfil público”, ao lado direito da tela
  • Fazer a alteração em “Editar a URL do seu perfil público”. Exemplo: linkedin.com/in/seunome
  • Salvar as alterações

 

  1. Troque recomendações com seus contatos

Um perfil profissional com recomendação é muito mais valorizado, pois as suas habilidades passam a ter mais credibilidade. Caso você não tenha recebido nenhuma até o momento, recomende algum contato seu, antes de fazer uma solicitação de recomendação.

Após um contato seu receber uma recomendação, provavelmente a pessoa irá retribuí-lo. Caso não funcione, o próximo passo é você solicitar formalmente para alguns contatos profissionais conhecidos, que escrevam recomendações em seu perfil.

 

  1. Adicione as suas competências

O ideal é você inserir no mínimo cinco competências ao seu perfil. Para ajudar a escolher as competências pense em como um Headhunter buscaria para encontrar alguém com o seu perfil.

A partir daí, trabalhe para conseguir mais recomendações nas competências que sejam relevantes para o seu público. Você pode utilizar a mesma estratégia utilizada para conseguir recomendações. Visite perfis conhecidos e comece a listar as principais habilidades de seus contatos.

  

  1. Seja ativo na rede

Para manter-se ativo no LinkedIn é imprescindível seguir empresas, seguir influenciadores e criar e compartilhar conteúdo.

Faça parte de grupos sobre assuntos que tenham a ver com a sua área de atuação e participe de discussões sobre assuntos que você conheça.

 

  1. Customize convites

Para construir sua rede de contatos você não precisa adicionar somente conhecidos, desta forma você pode adicionar contatos que façam sentido para o seu negócio ou como contato profissional.

Quando enviar um convite de conexão, lembre-se de se apresentar e comunicar porque você deseja fazer parte da rede de contatos daquela pessoa.

Boa sorte!

Por Agência LCP