Marketing de Conteúdo
Dentre as mais diversas estratégias de Marketing Digital, não há dúvidas que o Marketing de Conteúdo é a mais importante.
Ser a mais importante não significa ser a melhor, ok? Porque para cada objetivo existem diversas estratégias, que você pode utilizar para alcançar esse objetivo.
Não dá para generalizar e dizer que o marketing de conteúdo é a melhor estratégia para todo mundo, em 100% dos casos, porém ela é essencial.
Sabe por que?
Porque o marketing de conteúdo é que vai alimentar a maioria das estratégias de marketing digital.
Ele sempre vai estar no centro!
- Se você não escrever um bom título e um bom artigo, ninguém vai se interessar em ler.
- Se você não postar conteúdo relevante, ninguém vai engajar com o seu conteúdo nas redes sociais.
- Se você não tiver conteúdo relevante e atual no seu site, ninguém vai acessá-lo e consequentemente não terá tráfego.
- Se você não escrever um bom anúncio, ninguém vai clicar nele.
E assim por diante…
Marketing de Conteúdo é produzir conteúdo relevante e de qualidade com o objetivo de atrair, engajar e converter o seu lead em cliente.
Ele vai estar presente em toda a jornada do cliente, ou seja, em todo o processo de tomada de decisão do cliente.
Por fim, não fazer Marketing de Conteúdo faz com que você se torne invisível para o seu público-alvo. É muito provável que seus concorrentes já estejam produzindo conteúdo na internet.
Tipos de conteúdo que criamos
5 Princípios do Marketing de Conteúdo:
- Marketing de Conteúdo é você se tornar uma fonte de informação e conhecimento relevante para o seu público-alvo.
- Conhecer os canais que o seu público-alvo busca informação e ter presença nesses canais.
- Sempre oferecer conteúdo pensando no seu público-alvo.
- Seja um guia do seu cliente, oferecendo o conteúdo que ele precisa durante toda a sua jornada.
- Construa um relacionamento com o seu cliente, não deixe de produzir conteúdos para fidelização.
Planejamento da estratégia de conteúdo
Marketing de conteúdo não é criar conteúdo que está na moda ou um conteúdo que você acredita ser mais fácil de escrever, é produzir um conteúdo que interessa para o seu público-alvo!
Por isso, o marketing de conteúdo exige Planejamento!
Você deve, antes de mais nada, conhecer a sua audiência e responder perguntas como:
- Quais são as principais necessidades dos seus clientes?
- Qual problema você irá resolver?
- Quais as principais dúvidas dos seus clientes?
- Qual conteúdo vai atrair o seu cliente?
- Qual conteúdo é útil para o seu cliente?
Após uma análise do seu público-alvo, você vai elaborar um planejamento de conteúdo, que vai te ajudar a não se perder no meio do caminho, e com certeza trará muitos resultados.
Quanto mais você conhecer o seu público, melhor para te ajudar na geração de ideias.
Se você produzir conteúdo de qualidade, direcionado para o seu público e no canal adequado, você estará no caminho certo.
É o conteúdo certo, para a pessoa certa, no canal certo!
Além disso, você pode aliar o SEO, redes sociais, mídia paga e e-mail marketing para potencializar ainda mais a sua estratégia.
Afinal, não bastar produzir um bom conteúdo é preciso distribuir e promover de forma efetiva.
Conheça alguns Benefícios do Marketing de Conteúdo
Conte com a Agência LCP para elaborar um plano de marketing de conteúdo e produzir conteúdo para o seu negócio!