Gestão de Mídias Sociais
O que é Gestão de Mídias Sociais?
A gestão de mídias sociais engloba a construção da estratégia, planejamento, escolha dos canais, criação de conteúdo, distribuição, promoção, monitoramento, atendimento/relacionamento e avaliação.
É todo o processo que envolve a presença em uma plataforma de mídias sociais.
Por que estar presente nas Mídias Sociais?
São milhões de usuários acessando diariamente e fazendo pesquisas. Muitos deles são influenciados pela opinião de amigos, indicações on-line, anúncios e pela facilidade de compra. Hoje são os consumidores que estão falando e influenciando e as empresas devem ouvir o que eles tem a dizer.
Os internautas tem acesso fácil às informações, por isso os clientes estão cada vez mais exigentes, capazes de identificar os prós e os contras de sua loja, serviços ou produto.
A Agência LCP cria estratégias facilitadoras de relacionamento entre sua marca e o público alvo, fazemos o diagnóstico dos canais mais adequados, elaboração de metas do projeto, planejamento do calendário de marketing de divulgação, criação de conteúdo com valor de engajamento, aplicação de linguagem web voltada para o perfil do seu público, conteúdos e linguagem alinhados para cada tipo de canal, análise / criação de layout na rede social, alinhados a identidade visual da marca, gerenciamento da reputação online e medição de resultados.
Principais atividades do gerenciamento de mídias sociais:
- Definir objetivos: antes de iniciar qualquer estratégia de gestão de mídias sociais, é importante definir os objetivos que se deseja alcançar, como aumento de seguidores, engajamento, geração de leads, vendas ou tráfego para o site.
- Pesquisa de público-alvo: é fundamental entender quem é o público-alvo da empresa e como ele se comporta nas redes sociais. Isso permite criar conteúdo relevante e estratégias eficazes.
- Seleção de plataformas de mídia social: é importante escolher as plataformas de mídia social mais adequadas para atingir os objetivos da empresa e o público-alvo.
- Criação de conteúdo: a criação de conteúdo de alta qualidade e relevante é uma das principais atividades da gestão de mídias sociais. Isso pode incluir postagens de texto, imagens, vídeos, stories, etc.
- Monitoramento de menções da marca: monitorar as menções da marca nas redes sociais é essencial para gerenciar a reputação da empresa e responder prontamente a possíveis problemas ou dúvidas dos clientes.
- Engajamento com o público: é importante responder a comentários e mensagens dos seguidores para manter uma conexão e um relacionamento positivo com o público.
- Análise de desempenho: é importante avaliar o desempenho das campanhas de mídia social para medir o sucesso e fazer ajustes quando necessário.
- Gerenciamento de anúncios: as redes sociais oferecem opções de publicidade paga que podem ser gerenciadas para alcançar objetivos específicos de negócios.
Ferramentas para agendamento de posts nas mídias sociais:
- Hootsuite
- Buffer
- MLabs
- Estúdio de Criação Facebook
Ferramentas para pesquisa de palavras-chave:
- Planejador de palavras-chave Google
- Keyword Tool
- Neilpatel
Ferramentas para pesquisar tendências e insights:
- BuzzSumo
- Social Insider
- Exploding Topics