Qual o melhor Chatbot de IA em 2025?
Confira o Ranking da pesquisa: AI Big Bang Study 2025
O estudo AI Big Bang Study 2025 analisou 10,5 mil ferramentas de IA, no período de agosto de 2024 a julho de 2025.
O estudo focou em 8 métricas principais, agrupadas em visibilidade, crescimento e experiência do usuário:
- Visibilidade: Quantas pessoas estão descobrindo e interagindo com esses chatbots? (Medido por meio de visitas anuais na web e citações na mídia).
- Crescimento: Qual a velocidade de crescimento dessas ferramentas? (Observou-se o crescimento ano a ano, o crescimento mês a mês e a participação de mercado).
- Experiência do Usuário: Qual o nível de satisfação dos usuários com suas interações? (Com base na duração média da sessão, avaliações na App Store e classificações na App Store).
Confira o ranking!
1- Chat GPT (Score 81)
Foram 46,6 bilhões de visitas à web em 1 ano. A participação de mercado da ferramenta é impressionante: em julho de 2025, o ChatGPT representava 48,36% de todo o tráfego web de IA entre mais de 10.500 ferramentas.
Para você ter uma noção, os nove chatbots seguintes combinados representam apenas 10,45% do tráfego.
2- Grok (Score 42)
Com 686,9 milhões de visitas por ano, o Grok ocupa o segundo lugar no ranking.
Embora seja o mais novo participante entre os 10 primeiros, conquistou essa posição graças ao alto crescimento de tráfego mensal e anual, fortes citações na mídia, longa duração média de uso e um volume significativo de avaliações na loja de aplicativos.
3- Gemini (Score 32)
O Gemini registrou mais de 1,7 bilhão de visitas na web nos últimos 12 meses, marcando um aumento de 156% em relação ao ano anterior.
Sua média de visitas mensais nesse período foi de 138,6 milhões, com o último trimestre (maio a julho de 2025) atingindo uma média de 246,2 milhões de acessos.
Com crescimento contínuo e melhorias na plataforma, o Gemini está emergindo como o rival mais próximo do ChatGPT.
4- Claude (Score 27)
Com 1,15 bilhão de visitas em um ano, o Claude lidera com o maior tempo médio de uso (16 minutos e 44 segundos por visita), sinalizando um engajamento mais profundo do usuário.
5- DeepSeek (Score 24)
São 2,7 bilhões de visitas em um ano. Após atingir o pico de 520 milhões de visitas em fevereiro de 2025, o tráfego da DeepSeek caiu de forma constante para 314,6 milhões/mês em julho, uma queda de 39,5% em cinco meses, sinalizando um enfraquecimento.
6- Perplexity (Score 23)
Com 1,5 bilhão de visitas, o Perplexity demonstra uma trajetória ascendente constante ao longo do ano, com padrões de tráfego que sugere crescente fidelidade do usuário e maturidade do produto.
7- Copilot (Score 20)
O Copilot soma 957 milhões de acessos no último ano e apresenta um crescimento significativo.
Ao longo do período de 12 meses, sua visibilidade na web e as avaliações de aplicativos aumentaram significativamente , impulsionada em grande parte por sua integração entre as plataformas Microsoft 365 e Windows.
8- Poe (Score 18)
São 378 milhões de visitas e desenvolvido pelo Quora, o Poe já teve um grande crescimento nos primeiros meses, mas desde então viu uma queda acentuada em sua visibilidade na web.
Ainda assim, mantém sua relevância devido às excelentes avaliações do aplicativo e ao tempo de engajamento do usuário acima da média.
9- Mistral (Score 18)
O Ministral tem 101 milhões de visitas por ano. A 9ª posição é impulsionada por um crescimento impressionante e ampla visibilidade na mídia, especialmente no mercado europeu.
Embora seu uso geral permaneça modesto, seu rápido crescimento reflete o crescente interesse de desenvolvedores, pesquisadores e empresas que exploram alternativas de código aberto.
10- Meta IA (Score 17)
A Meta IA soma 130 milhões de acessos por ano. Apesar de ser apoiada por uma das gigantes da tecnologia, sua presença e adoção não corresponderam às expectativas.
Agência LCP