O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é um conjunto de atividades que visam atrair, engajar e agregar valor, através da criação e publicação de conteúdo útil e relevante.

“O marketing de conteúdo é uma técnica que cria e distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, para atrair e engajar uma audiência claramente definida, com o objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro”

Content Marketing Institute

“Marketing de conteúdo é a estratégia de marketing  que usa o conteúdo como ferramenta de descoberta, informação, vendas e relacionamento com o público de uma empresa. Consiste em definir esse público, estabelecer os pontos de conexão, entregar valor e educar o cliente com formas de conteúdo nas mais variadas modalidades, medindo cada etapa do relacionamento para manter esse conteúdo sempre relevante para o consumidor”.

Keith Blanchard

 

Por que fazer marketing de conteúdo?

  • Essa estratégia é bastante utilizada, tanto para conquistar, quanto para fidelizar clientes.
  • Você pode criar conteúdos relevantes e com isso atrair atenção do seu público-alvo, ganhar autoridade no assunto e dessa forma, gerar oportunidades de negócios.
  • Aumentar a visibilidade da marca: permite que as empresas criem conteúdo relevante e valioso que é compartilhado e divulgado por usuários nas redes sociais e em outros canais online.
  • Gerar leads: O marketing de conteúdo pode ajudar a gerar leads e vendas para a empresa, pois pode ser usado para educar os clientes potenciais sobre os produtos e serviços da empresa e mostrar como eles podem atender às suas necessidades.
  • Melhorar o SEO:  parte importante do SEO (Search Engine Optimization), pode ajudar as empresas a aumentar sua presença online e melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa.

Dicas para você aplicar hoje mesmo:

  • O marketing de conteúdo tem que estar no centro da sua estratégia, porém você também precisará utilizar outras estratégias de marketing digital para ter resultado. Recomendo que você invista em SEO, inbound marketing e links patrocinados.
  • O marketing de conteúdo deve estar presente em toda a jornada do cliente.
  • Conheça bem o seu público-alvo: É importante entender quem é o seu público-alvo, quais são suas necessidades, desejos e problemas. Isso ajudará a criar conteúdo que seja relevante.
  • Defina sua estratégia: Crie uma estratégia de conteúdo que inclua objetivos, público-alvo, tipos de conteúdo e canais de distribuição.
  • Experimente diferentes formatos de conteúdo como artigo, post, vídeos, infográficos, e-books, entre outros.

Princípios do Marketing de Conteúdo:

1. Transformar a sua marca em uma fonte de informação e conhecimento para público-alvo.
2. Estar presente nos canais em que seu público-alvo busca informação.
3. Criar conteúdo útil e relevante para seu público-alvo.
4. Criar conteúdo para toda a jornada do cliente.

Com boas perguntas você define um bom conteúdo!

  • Quais são os problemas que você vai resolver do seu cliente?
  • Quais são as principais necessidades, desejos e dúvidas do seu cliente?
  • O que é importante o seu potencial cliente saber sobre o seu negócio?
  • O conteúdo é útil e relevante para o seu público-alvo?
  • Qual é o tipo de conteúdo necessário para sua marca em cada etapa do processo de venda?
  • Qual é o diferencial do seu conteúdo, em relação aos outros disponíveis?
  • Como você pode tornar o seu conteúdo fácil de compreender?
  • Como você pode fornecer informações precisas e confiáveis?

 

De acordo com os benchmarks, orçamentos e tendências da CMI – insights para 2023, artigos curtos, vídeos, estudos de caso e eventos virtuais reinam supremos quando se trata de formatos e tipos de conteúdo.

Mas apenas porque essas opções de conteúdo são populares, não significa que elas são uma boa opção para a sua marca. Em muitos casos, uma tática menos popular ou mais especializada pode ajudar seu conteúdo a se destacar da competição.

Antes de decidir, é importante se familiarizar com os pontos fortes e limitações de cada opção. Aqui estão alguns formatos para você testar:

  • Artigos
  • Vídeo e conteúdo visual
  • Estudos de caso
  • Eventos virtuais, ao vivo e híbridos
  • E-mail
  • Boletins informativos
  • Post
  • Podcasts
A Agência LCP pode ajudar a sua empresa no planejamento, criação e distribuição do conteúdo.
Por Luana Manzini

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