Autoridade de Domínio: O que é e Como Medir

Autoridade de Domínio (DA) é uma pontuação de classificação, criada pela empresa MOZ*, que prevê a probabilidade de um domínio ser classificado nas páginas de resultados de pesquisa, ou seja, prevê a força de classificação de um domínio.

De acordo com a Moz, essa métrica visa prever o quão competitivo um determinado site será nos resultados de pesquisa do Google.

A pontuação vai de 1 a 100, e quanto maior a autoridade, maior a probabilidade de classificação, nos mecanismos de pesquisa.

Em outras palavras, quanto maior for a autoridade do seu domínio, maior é a presença on-line e consequentemente mais tráfego você receberá.

Se você aparece mais, você recebe mais visitas. Isso é um fato.

Para dar um exemplo, vamos supor que a autoridade do seu domínio seja maior, que a do seu concorrente, logo é esperado que o seu site apareça em mais resultados de busca, do que o seu concorrente, ou seja, o seu site é mais competitivo.

Como verificar a Autoridade de Domínio de um site?

O que é Autoridade de Domínio?

  • Digite a URL que deseja verificar;
  • Clique em Analyse Domain.

Por que a Autoridade de domínio é importante?

A autoridade de domínio é importante, tanto para acompanhar a evolução de um site, em relação a “força de classificação”, quanto para comparar o domínio, em questão, com o da concorrência.

Se o seu site é novo, ele vai começar com uma autoridade de 1 e essa autoridade pode aumentar ao longo do tempo.

Acompanhe a autoridade de domínio do seu site para saber se o seu site está aparecendo mais nos resultados de pesquisa e ganhando força. Se a autoridade do seu domínio está aumentando significa que você está no caminho certo.

Ter um site que não aparece, é como não ter, pois, se um site não é encontrado, provavelmente não vai atrair visitas e potenciais clientes.

Em relação a concorrência, comparar a autoridade do seu domínio com a de seus concorrentes é muito importante para saber se o seu domínio está abaixo, acima ou na média do segmento.

Como a DA é relativa, você deve sempre usá-la de forma comparativa!

O que é considerado uma boa autoridade de domínio?

Vale ressaltar, que a autoridade de domínio é uma métrica, que utilizamos sempre de forma relativa. Sempre comparando com outras autoridades e não de forma absoluta. Por isso, não é possível afirmar que a autoridade 1 é ruim, 50 é média e 100 é boa.

Segundo a MOZ, como a métrica é relativa, não existe uma pontuação de Autoridade de Domínio absolutamente “boa”, “média” ou “ruim”; existem apenas pontuações que são “boas”, “médias” ou “ruins” no contexto de um cenário competitivo específico.

Outro ponto importante, é que a autoridade de domínio é uma das métrica que você deve ficar de olho, porém não é a única. Existem outras métricas importantes na hora de avaliar um domínio.

Pensar na autoridade de domínio do site deve ser parte da sua estratégia geral de SEO.

Para saber mais sobre SEO, clique aqui.

Conheça os top 10 domínios com maior autoridade:

Para acessar a lista completa clique aqui.

Como a autoridade de domínio é calculada? 

Segundo a MOZ, a Autoridade de Domínio é baseada em dados do índice web do Link Explorer e utiliza dezenas de fatores em seus cálculos. Dessa forma, melhorar sua DA não é tão simples quanto melhorar outras métricas.

O cálculo da pontuação DA de um domínio vem das previsões de um algoritmo de aprendizado de máquina sobre a frequência com que o Google está usando esse domínio em seus resultados de pesquisa.

A MOZ atribui a Autoridade de Domínio em uma escala logarítmica de 100 pontos. Assim, é significativamente mais fácil levar seu resultado de 20 a 30 do que ir de 70 a 80.

O Google utiliza a autoridade de domínio?

É importante ressaltar que o Google não utiliza a autoridade de domínio, criada pela MOZ, para classificar um domínio.

Infelizmente você encontra na internet pessoas falando justamente o contrário, porém essa informação é FALSA.

Inclusive no site da MOZ, eles deixam isso muito claro.

 

Quais fatores influenciam a autoridade de domínio?

 

Segundo a MOZ:

De um modo geral, sites com um número muito grande de links externos de alta qualidade estão no topo da escala de Autoridade de Domínio, enquanto pequenas empresas e sites com menos links de entrada podem ter um DA muito menor.

Os principais motores de busca usam muitas métricas para determinar o valor dos links externos.

Algumas dessas métricas, conforme a MOZ incluem:

  • A confiabilidade do domínio.
  • A popularidade da página de ligação.
  • A relevância do conteúdo entre a página de origem e a página de destino.
  • O texto âncora usado no link.
  • O número de links para a mesma página na página de origem.
  • O número de domínios raiz vinculados à página de destino.
  • O número de variações que são usadas como texto âncora para links para a página de destino.
  • A relação de propriedade entre os domínios de origem e de destino.

 

Como posso aumentar minha Autoridade de Domínio?

A melhor maneira de influenciar a métrica de Autoridade de Domínio é melhorar a saúde geral de SEO do seu site, com foco particular na qualidade e quantidade de links externos que apontam para o seu site.

Conclusão

Aumentar a autoridade de domínio não é um trabalho fácil e muito menos rápido. Se você deseja aumentar a autoridade de domínio do seu site, saiba que é um trabalho de longo prazo.

É preciso ter consistência!

Por Luana Manzini

Cofundadora da Agência LCP

* A Moz é uma plataforma que integra diversas ferramentas de análise de SEO para páginas da web.