Por Shira Ovide (The Washington Post)
Fonte: ESTADÃO
Recentemente, tornaram-se comuns notícias de que chatbots como o ChatGPTestejam substituindo o Google nas buscas de internet. Talvez você mesmo tenha começado a usar inteligência artificial (IA) em vez do clássico buscador para procurar por sapatos novos, notícias sobre o IOF ou dicas para o jogo Roblox.
Para entender realmente o que está acontecendo, eu mergulhei nos números. O que descobri foi que o nosso uso de chatbots está crescendo rapidamente, mas que a busca do Google ainda continua sendo nossa porta de entrada para encontrar notícias, informações e produtos online. Foi mal, amigos da IA.
A busca na web pode estar perdendo espaço para a IA, mas dependemos tanto dela que os chatbots mal fazem diferença. Os dados sugerem que o Google tem quase 400 vezes o uso do ChatGPT para algumas notícias e informações.
Chatbots para notícias
A Similarweb, que estuda atividades na rede, afirmou no mês passado que a busca por notícias no ChatGPT vem crescendo de forma muito rápida.
Cerca de 25 milhões de vezes de janeiro a maio deste ano, chegamos a um site de notícias após clicar em um link no ChatGPT — acima de cerca de 1 no ano anterior, de acordo com a Similarweb. Caramba!
Mas nos mesmos cinco meses, os americanos chegaram a sites de notícias cerca de 9,5 bilhões de vezes usando motores de busca como o Google, confirmou Laurie Naspe, diretora de insights de mercado da Similarweb.
Em outras palavras, para cada americano que perguntou ao ChatGPT por informações e foi parar em um site de notícias para saber mais, 379 pessoas usaram o Google para fazer o mesmo.
É importante lembrar que nos comportamos de forma diferente ao usar chatbots para informações em comparação com motores de busca.
Chatbots (incluindo os “AI Overviews” na pesquisa do Google) copiam informações de artigos na web. Você raramente consegue clicar em um link para saber mais, como faz com pesquisas convencionais no Google.
Esse comportamento está causando estragos para sites e altera os números da Similarweb. Quando usamos o ChatGPT para resumir eventos de notícias e paramos por aí, isso não aparece nos dados de cliques da Similarweb.
Seja qual for a interpretação dos números, o Google continua sendo, por enquanto, uma maneira dominante de os americanos encontrarem sites de notícias.
Chatbots vs. pesquisa
Um relatório diferente, feito pela empresa de análise web Datos by Semrush e a empresa de software SparkToro, descobriu que cerca de 11 em cada 100 visitas a sites de um computador é para o Google e outros motores de busca. Tecnologias de IA — incluindo o ChatGPT, Google Gemini, Claude e mais — representam menos de 1 em cada 100 sites que visitamos.
O relatório mostra um enorme aumento na quantidade de visitas a sites de chatbots no ano passado, mas ainda estamos usando muito mais sites de busca.
“A pesquisa é um dos recursos mais populares e de crescimento mais rápido no ChatGPT”, disse um porta-voz da OpenAI. “Estamos investindo em uma experiência de pesquisa mais rápida e inteligente e continuamos comprometidos em ajudar as pessoas a descobrir notícias e informações de alta qualidade.”
O Google disse que não comenta sobre sua participação de mercado.
O CEO da SparkToro, Rand Fishkin, fez algumas análises numéricas relacionadas e descobriu que os chatbots eram ainda menores em comparação com a busca.
Ele fez suposições fundamentadas para comparar com que frequência estamos usando o ChatGPT para encontrar os tipos de informação que normalmente usamos o Google, como aprender sobre a Golden Gate Bridge ou comparar opções para um ar condicionado.
Fishkin descobriu que estamos fazendo mais de 14 bilhões de buscas no Google por dia, comparado com no máximo 37,5 milhões de buscas no estilo do Google no ChatGPT. O Google, em outras palavras, tem cerca de 373 vezes o uso comparável do ChatGPT.
Lembrete: as teorias de de Fishkin são apenas um ponto de dados. Ele também não estava contando nosso uso de chatbots para tarefas que não fazemos na busca, como resumir um longo relatório ou escrever uma história. E parte do nosso tempo com a busca do Google agora é com seus AI Overviews e AI Mode, embora seja difícil medir quanto.
Há outras análises imperfeitas, mas úteis, que sugeriram que estamos fazendo mais buscas no Google e usando mais chatbots também. Pelo menos centenas de milhões de pessoas usam o ChatGPT a cada semana, disse o CEO da OpenAI, Sam Altman, em abril. Embora os números não sejam comparáveis, a busca na web do Google tem quase 5 bilhões de usuários.
Então, os chatbots estão matando a busca do Google?
A resposta, como nossos hábitos, não é tão simples.
Em minhas conversas com pessoas que gerenciam sites, algumas delas disseram que estão reformulando sua estratégia para atrair leitores como você, porque acreditam que menos pessoas os encontrarão por links de busca na web e mais por chatbots. Seus sites favoritos estão se adaptando de qualquer maneira.
Também pode ser verdade que constantemente subestimamos a rapidez com que a nova tecnologia está substituindo nossos hábitos antigos.
Pode parecer que as pessoas compram tudo online, mas o comércio eletrônico representa apenas 16% de tudo o que os americanos compram. Até muito recentemente, os americanos ainda passavam mais tempo assistindo televisão convencional a cabo ou gratuita do que streaming em TVs, de acordo com a Nielsen.
E por enquanto, o uso do ChatGPT para notícias e outras informações continua minúsculo.
“Quando todos os outros estão falando sobre isso e os veículos de notícia estão escrevendo sobre isso, uma nova tecnologia pode parecer muito maior do que é,” disse Fishkin.
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