Meta vai usar conversas com Meta AI para personalizar anúncios no Instagram e Facebook
A partir de 16 de dezembro, a Meta, dona do Facebook, Instagram e Threads, passará a usar as interações dos usuários com sua inteligência artificial, a Meta AI, para treinar modelos de IA generativa e personalizar anúncios e recomendações de conteúdo.
Conversas por voz ou texto influenciarão os posts, reels e anúncios exibidos nas plataformas, incluindo informações públicas de perfis no Threads.
A empresa afirma que a mudança tornará as recomendações mais relevantes e que notificações sobre a atualização começaram a ser enviadas em outubro. Essa prática já havia sido iniciada em 2024, quando fotos e postagens públicas foram usadas para treinar sistemas de IA, mas foi temporariamente suspensa pela ANPD e retomada após a Meta se comprometer com maior transparência.
A nova política vem acompanhada de ferramentas de controle, como preferências de anúncios e configurações de feed, permitindo ajustes a qualquer momento.
Usuários que não quiserem ter seus dados usados podem preencher um formulário informando o e-mail da conta e justificando a oposição; após confirmação, seus dados não serão utilizados. Quem já se opôs em 2024 não precisa repetir o processo.
A Meta também reforçou que não usará interações relacionadas a temas sensíveis, como religião, saúde, política ou orientação sexual, para personalizar anúncios.
Agência LCP
