A pesquisa TIC Domicílios 2025, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, revela que a IA generativa já faz parte da rotina de 32% dos usuários de Internet no Brasil, o equivalente a cerca de 50 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais.
De acordo com a pesquisa, o uso de IA é significativamente mais elevado entre os grupos mais escolarizados e de maior renda, com 69% de uso na classe A contra apenas 16% nas classes D e E. Entre os usuários com Ensino Superior, 59% utilizam IA, comparado a apenas 17% daqueles com Ensino Fundamental.
A principal finalidade do uso é “fins pessoais” (84%), mas destaca-se o impacto na educação, com 86% dos estudantes recorrendo à IA para pesquisas ou trabalhos acadêmicos. Entre os que não utilizam, 65% das pessoas com Ensino Fundamental citam falta de habilidade como barreira.
Os dados revelam uma rápida adoção da tecnologia, mas também mostra disparidades na apropriação de ferramentas de IA entre perfis de renda e escolaridade.
Na atual edição, a coleta de dados aconteceu entre março e agosto de 2025, e incluiu 27.177 domicílios e 24.535 indivíduos. O plano amostral utiliza informações do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mais recente disponível, realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As entrevistas são realizadas presencialmente em domicílios em áreas urbanas e, a partir de 2008, também em áreas rurais. A amostra da pesquisa é estratificada e conglomerada em diversos estágios considerando os domínios de interesse para divulgação de resultados.
Mais informações e os resultados completos estão disponíveis no site: http://Cetic.br
Fonte: CETIC BR
