Marketing Jurídico Digital
Marketing Jurídico Digital
Conquistar clientes e autoridade em sua área de atuação são os principais benefícios do marketing jurídico.
Muitos escritórios de advocacia e advogados deixam o marketing de lado, pois acreditam que o marketing de boca a boca é o melhor jeito de conquistar clientes.
De fato o marketing de boca a boca sempre vai ser uma excelente maneira de conquistar novos clientes, porém com o fenômeno da internet e das redes sociais o mercado jurídico, assim como outros segmentos estão passando por transformações e cada vez mais é necessário ter uma estratégia digital.
Quem não é facilmente encontrado na internet e nas redes sociais, certamente já está perdendo para a concorrência e passa a ser invisível. Cada vez mais, pessoas utilizam a internet e redes sociais para se informarem e para buscarem produtos e serviços.
Ou seja, o jeito antigo de buscar clientes sempre vai existir, porém é preciso atuar em outras frentes também para não perder mercado.
Como existem certas limitações em relação a publicidade e marketing para advogados e escritórios de advocacia descritos no Código de Ética e Disciplina da OAB, devemos sempre criar estratégias que respeitem as limitações do segmento.
O ponto de partida para você começar no marketing digital jurídico é ter um bom site!
Para ter um bom site é necessário cumprir alguns requisitos:
- Site otimizado (SEO) para ser facilmente encontrado nos mecanismos de busca;
- Site com um bom visual, respeitando a sobriedade da advocacia;
- Informações atualizadas;
- Informações sobre as áreas de atuação, sócios e equipe;
- Informações de contato e formulário de contato;
- Links para redes sociais;
- Conteúdos produzidos pelos profissionais do escritório (artigos, vídeos etc).
O site deve ser encarado como uma filial da empresa, pois potenciais clientes podem acessar o site e entrar em contato com o escritório.
É de suma importância que o formulário de contato esteja funcionando e que tenha um responsável para responder rapidamente aos contatos. Um potencial cliente é perdido quando o escritório deixa de responder prontamente.
A rotina massante provavelmente vai impedir que seja você responda rapidamente todos os canais, mas deixe alguém encarregado de realizar essa função.
Portanto dê atenção ao seu site. O site sempre será seu, não é como as redes sociais que estão em constante transformação e podem parar de existir a qualquer momento. Todas as estratégias de marketing digital exigem que você tenha um bom site, pois ele sempre será o seu repositório principal de conteúdo.
Plano de Marketing
Outro ponto importante é o Plano de Marketing. Depois de estruturar bem o seu site, sugerimos criar um plano de marketing.
Com o plano, você vai conseguir definir bem a sua estratégia de marketing.
É muito importante conhecer a sua persona, jornada do cliente, objetivos e metas do escritório para criar uma estratégia eficiente.
Confira o artigo” 7 passos que não podem ficar de fora do seu Plano de Marketing Digital” para te ajudar a estruturar um plano.
Redes Sociais
Após a elaboração do plano, você saberá qual rede social é melhor para o seu negócio.
Quem conhece a Persona do seu negócio sabe exatamente qual rede social é melhor e qual tipo de conteúdo é de interesse da sua audiência.
Por isso é tão importante ter uma plano, para que você não se perca no meio do caminho. Hoje com tantas redes sociais, é muito difícil você dar conta de produzir conteúdo para todas elas.
Além de criar páginas e perfis é necessário estar presente, sempre interagindo com o público.
O visual também é importante, nada de design mal feito. O ideal é utilizar a mesma identidade visual em todos os canais que a empresa está presente.
Conteúdo
Após ter criado um bom site e estar presente nas redes sociais, que são ferramentas essenciais para um marketing bem feito é necessário atuar na produção de conteúdo.
O conteúdo vai atrair o seu público-alvo e vai criar a autoridade na área de atuação que você desejar.
A produção de conteúdo relevante é a base do marketing atual, principalmente para o setor jurídico, onde existem limitações e é necessário focar na informação de qualidade. Sem o conteúdo a estratégia não dará resultados tão bons quanto poderia.
O que certamente trará resultados de longo-prazo para o seu escritório é a produção de conteúdo. É preciso produzir conteúdo de qualidade de preferência sobre temas relevantes para o seu público-alvo.
Mas, o que podemos classificar como conteúdo relevante? Todo material que seja de interesse para as pessoas que você quer atrair como clientes.
Isso quer dizer que o seu conteúdo precisa ser direcionado, é importante refletir sobre isso antes de sair escrevendo qualquer coisa.
Qual tema é relevante para o meu público-alvo?
E por último, mas não menos importante é preciso que a linguagem utilizada na produção de conteúdo seja de fácil compreensão. Estude a sua Persona para definir qual linguagem utilizar! Não se esqueça que o seu público pode não ter formação em direito.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) vai te ajudar a melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca (Google, Bing e Yahoo), de forma orgânica.
Por isso invista em uma estratégia de SEO!
Leia outros conteúdos sobre marketing jurídico!
OAB Proibiu o Google Adwords?
OAB Proibiu o Google Adwords? Algumas seccionais da OAB proibiram o uso do Google [...]
Os 11 Maiores Erros no Marketing Jurídico
Os 11 Maiores Erros no Marketing Jurídico 1- Ficar falando de si 100% do [...]
5 Tendências do Marketing Jurídico para 2021
Por Pedro Mota Os especialista da Agência LCP em conjunto com os especialistas do [...]
Nossos dados de contato
São Paulo
Avenida Queiroz Filho nº 1700 – Torre E – Conj. 416 – Vila Hamburguesa
+55 11 4302-4100