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Marketing Jurídico Digital2020-01-31T16:27:18-02:00

Marketing Jurídico Digital

Marketing Jurídico Digital

Conquistar clientes e autoridade em sua área de atuação são os principais benefícios do marketing jurídico.

Muitos escritórios de advocacia e advogados deixam o marketing de lado, pois acreditam que o marketing de boca a boca é o melhor jeito de conquistar clientes.

De fato o marketing de boca a boca  sempre vai ser uma excelente maneira de conquistar novos clientes,  porém com o fenômeno da internet e das redes sociais o mercado jurídico, assim como outros segmentos estão passando por transformações e cada vez mais é necessário ter uma estratégia digital.

Quem não é facilmente encontrado na internet e nas redes sociais, certamente já está perdendo para a concorrência e passa a ser invisível. Cada vez mais, pessoas utilizam a internet e redes sociais para se informarem e para buscarem produtos e serviços.

Ou seja, o jeito antigo de buscar clientes sempre vai existir, porém é preciso atuar em outras frentes também para não perder mercado.

Como existem certas limitações em relação a publicidade e marketing para advogados e escritórios de advocacia descritos no Código de Ética e Disciplina da OAB, devemos sempre criar estratégias que respeitem as limitações do segmento.

O ponto de partida para você começar no marketing digital jurídico é ter um bom site!

Para ter um bom site é necessário cumprir alguns requisitos:

  • Site otimizado (SEO) para ser facilmente encontrado nos mecanismos de busca;
  • Site com um bom visual, respeitando a sobriedade da advocacia;
  • Informações atualizadas;
  • Informações sobre as áreas de atuação, sócios e equipe;
  • Informações de contato e formulário de contato;
  • Links para redes sociais;
  • Conteúdos produzidos pelos profissionais do escritório (artigos, vídeos etc).

O site deve ser encarado como uma filial da empresa, pois potenciais clientes podem acessar o site e entrar em contato com o escritório.

É de suma importância que o formulário de contato esteja funcionando e que tenha um responsável para responder rapidamente aos contatos. Um potencial cliente é perdido quando o escritório deixa de responder prontamente.

A rotina massante provavelmente vai impedir que seja você responda rapidamente todos os canais, mas deixe alguém encarregado de realizar essa função.

Portanto dê atenção ao seu site. O site sempre será seu, não é como as redes sociais que estão em constante transformação e podem parar de existir a qualquer momento. Todas as estratégias de marketing digital exigem que você tenha um bom site, pois ele sempre será o seu repositório principal de conteúdo.

Plano de Marketing 

Outro ponto importante é o Plano de Marketing. Depois de estruturar bem o seu site, sugerimos criar um plano de marketing.

Com o plano, você vai conseguir definir bem a sua estratégia de marketing.

É muito importante conhecer a sua persona, jornada do cliente, objetivos e metas do escritório para criar uma estratégia eficiente.

Confira o artigo” 7 passos que não podem ficar de fora do seu Plano de Marketing Digital” para te ajudar a estruturar um plano.

Redes Sociais

Após a elaboração do plano, você saberá qual rede social é melhor para o seu negócio.

Quem conhece a Persona do seu negócio sabe exatamente qual rede social é melhor e qual tipo de conteúdo é de interesse da sua audiência.

Por isso é tão importante ter uma plano, para que você não se perca no meio do caminho. Hoje com tantas redes sociais, é muito difícil você dar conta de produzir conteúdo para todas elas.

Além de criar páginas e perfis é necessário estar presente, sempre interagindo com o público.

O visual também é importante, nada de design mal feito. O ideal é utilizar a mesma identidade visual em todos os canais que a empresa está presente.

Conteúdo

Após ter criado um bom site e estar presente nas redes sociais, que são ferramentas essenciais para um marketing bem feito é necessário atuar na produção de conteúdo.

O conteúdo vai atrair o seu público-alvo e  vai criar a autoridade na área de atuação que você desejar.

A produção de conteúdo relevante é a base do marketing atual, principalmente para o setor jurídico, onde existem limitações e é necessário focar na informação de qualidade. Sem o conteúdo a estratégia não dará resultados tão bons quanto poderia.

O que certamente trará resultados de longo-prazo para o seu escritório é a produção de conteúdo. É preciso produzir conteúdo de qualidade de preferência sobre temas relevantes para o seu público-alvo.

Mas, o que podemos classificar como conteúdo relevante? Todo material que seja de interesse para as pessoas que você quer atrair como clientes.

Isso quer dizer que o seu conteúdo precisa ser direcionado, é importante refletir sobre isso antes de sair escrevendo qualquer coisa.

Qual tema é relevante para o meu público-alvo?

E por último, mas não menos importante é preciso que a linguagem utilizada na produção de conteúdo seja de fácil compreensão. Estude a sua Persona para definir qual linguagem utilizar! Não se esqueça que o seu público pode não ter formação em direito.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) vai te ajudar a melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca (Google, Bing e Yahoo), de forma orgânica.

Por isso invista em uma estratégia de SEO!

Por Agência LCP
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