O anunciante seleciona as palavras-chave relacionadas aos seus produtos e serviços e as mesmas funcionam como gatilho nas campanhas, ou seja, se alguém digitar na busca uma palavra-chave que você selecionou em sua campanha, você pode participar do leilão ( leilão especial de segundo preço), e o seu anúncio pode ser exibido nessa busca.
A palavras-chave podem ser de correspondência ampla, frase, exata e também existe a opção de negativar uma palavra-chave.
- Correspondência Ampla: Os anúncios podem aparecer em pesquisas relacionadas à sua palavra-chave, incluindo buscas que não contêm os termos dela. A correspondência ampla é a opção mais abrangente e é o padrão no Google Ads.
- Correspondência exata: é a opção mais restrita, garantindo que seus anúncios sejam acionados apenas por pesquisas que tenham o mesmo significado ou a mesma intenção da palavra-chave. Das três opções de correspondência de palavra-chave, a exata oferece maior controle sobre quem vê o anúncio.
- Correspondência de frase: Os anúncios podem aparecer em pesquisas que incluem o significado da sua palavra-chave. O significado pode ser implícito, e as buscas dos usuários podem incluir um sentido mais específico. Com a correspondência de frase, você pode alcançar mais pesquisas do que com a correspondência exata e menos do que com a correspondência ampla exibindo seus anúncios somente naquelas que incluem seu produto ou serviço.
E por fim a opção de negativar a palavra-chave, com o objetivo de impedir a veiculação dos seus anúncios em pesquisas com termos específicos.
Por exemplo, se você tem uma empresa de chapéus que não vende bonés, você pode negativar a palavra bonés para não atrair o público errado.
Quais são os riscos de utilizar uma marca de concorrente como palavra-chave?
Os tribunais têm reconhecido, com base na Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96) e no Código de Defesa do Consumidor, que a utilização de palavras-chave contendo o nome de concorrentes pode ser caracterizada como prática de concorrência desleal.
Essa conduta pode resultar na aplicação de penalidades, entre elas, a obrigação de indenizar por danos materiais e morais.
Conclusão
Caso você utilize o Google Ads, fique atento.
Não é porque é permitido pelo Google que não há riscos jurídicos envolvidos.
Procure sempre por profissionais qualificados e éticos para gerir suas campanhas.
