Fonte: Instagram

De acordo com o Instagram,  não existe um algoritmo único que define o que as pessoas veem ou não na plataforma.

Na verdade, são vários algoritmos. Cada parte da plataforma (Feed, Stories, Explorar e Reels, entre outras) possui o próprio algoritmo adaptado à maneira como cada pessoa a usa.

As pessoas costumam usar o Stories para ver conteúdos publicados pelos amigos mais próximos, o Explorar para descobrir novos criadores de conteúdo e conteúdos e o Reels para se divertir.

Como funciona algoritmo do Instagram no Feed?

O Feed contém uma combinação de conteúdo das contas que o usuário segue,  conteúdo recomendado de outras contas, que o Instagram acredita que possam ser do interesse do usuário, e anúncios.

O funcionamento do algoritmo de classificação do Feed pode ser explicado em etapas.

Inicialmente, o Instagram define o que deve ser classificado. Isso inclui as postagens recentes compartilhadas pelas pessoas que o usuário segue, bem como postagens de contas que o usuário ainda não segue, mas que a plataforma acredita que possam ser interessantes para ele.

Os possíveis interesses são determinados com base em vários fatores, como as contas que o usuário segue, as curtidas e interações recentes.

Em seguida, o Instagram agrupa todas as informações disponíveis sobre as postagens, as pessoas que as fizeram e as preferências do usuário. Além disso, o algoritmo considera outros fatores, como o formato do conteúdo.

Por exemplo, se o Instagram perceber que o usuário prefere fotos, ele mostrará mais fotos em seu Feed. Essas informações são chamadas de “sinais” e existem milhares deles.

Alguns dos sinais mais importantes para a classificação do Feed são:

  1. Atividade do usuário: as postagens que o usuário curte, compartilha, salva ou comenta ajudam o algoritmo a entender seus interesses.
  2. Informações sobre a publicação: sinais que abrangem a popularidade da postagem, como o número de curtidas e a frequência de interações, além de informações específicas sobre o conteúdo, como data e localização.
  3. Informações sobre o autor da postagem: o algoritmo considera o nível de interesse do usuário pelo conteúdo de um determinado autor, incluindo a frequência de interações com essa pessoa nas últimas semanas.
  4. Histórico de interação com o autor da postagem: o algoritmo leva em conta o histórico de interações do usuário com postagens de um autor específico, como comentários e curtidas.

Esses sinais são utilizados pelo algoritmo para personalizar a experiência do usuário e equilibrar o conteúdo de contas seguidas e de contas que ainda não são seguidas, mas que podem ser do interesse do usuário. Dessa forma, o Instagram busca proporcionar uma experiência mais relevante e interessante para cada usuário em seu Feed.

Com base nessas informações, o Instagram faz previsões sobre a probabilidade de um usuário interagir com uma publicação de diversas maneiras. Essas previsões são fundamentadas em suposições e consideram cerca de uma dúzia de fatores diferentes. No Feed, as cinco interações mais importantes consideradas são:

A probabilidade de visualização rápida de uma publicação, deixar um comentário nela, dar um “like” (curtir), compartilhá-la e tocar na foto do perfil do autor da postagem. Quanto maior a probabilidade de uma ação acontecer e maior a relevância atribuída a ela, maior será a chance de a publicação aparecer no topo do Feed do usuário.

O algoritmo do Instagram está em constante aprimoramento, e periodicamente são adicionados e removidos sinais e previsões para exibir conteúdos cada vez mais relevantes para os usuários. Em alguns casos, o Instagram também considera aspectos como evitar mostrar muitas postagens consecutivas da mesma pessoa ou muitas publicações sugeridas em sequência.

 

Como funciona algoritmo dos Stories no Instagram?

Na classificação dos Stories, o Instagram considera essa funcionalidade como uma forma de compartilhar momentos cotidianos e se aproximar de pessoas e interesses significativos para o usuário.

Os Stories apresentados são das contas que o usuário escolheu seguir, além de incluir anúncios.

Para classificar os Stories, o Instagram inicia definindo todos os possíveis Stories (exceto anúncios) compartilhados pelas contas seguidas pelo usuário e remove aqueles que não estão em conformidade com as Diretrizes da Comunidade. Em seguida, são considerados vários sinais de entrada para a classificação, como:

  1. Histórico de visualização: O algoritmo verifica com que frequência o usuário visualiza os Stories de uma conta em particular, priorizando aqueles que ele acredita que o usuário não queira perder.
  2. Histórico de engajamento: O Instagram observa a frequência com que o usuário interage com os Stories de uma determinada conta, seja através de curtidas ou enviando uma mensagem direta (DM).
  3. Proximidade: O algoritmo avalia o relacionamento geral do usuário com o autor do Story e determina a probabilidade de que essa pessoa seja um amigo ou familiar do usuário.

Esses sinais ajudam o Instagram a personalizar a experiência do usuário, mostrando os Stories mais relevantes e interessantes com base em suas interações passadas e em seus relacionamentos no aplicativo.

Para classificar os stories o Instagram leva em consideração aspectos como quais stories você visualizou e com quais deles você interagiu.

Com base nos sinais mencionados, o Instagram realiza uma série de previsões sobre os Stories que cada usuário considerará mais relevantes e valiosos. Isso inclui estimar a probabilidade de o usuário tocar em um Story, responder a ele ou passar para o próximo Story. Com essas informações, o algoritmo determina quais Stories serão exibidos em posição mais alta na bandeja de Stories do usuário.

 

Como funciona algoritmo do Explorar no Instagram?

O recurso Explorar do Instagram foi desenvolvido com o propósito de auxiliar os usuários a descobrir conteúdos novos e interessantes. Essa seção é composta por recomendações de fotos e vídeos que o usuário ainda não segue em contas, proporcionando uma experiência de descoberta única.

O processo de classificação no Explorar também começa por definir as publicações que serão apresentadas. Para identificar fotos e vídeos que possam ser relevantes ao usuário, o Instagram analisa suas atividades prévias, como as postagens que foram curtidas, salvas ou receberam comentários do usuário.

Ao encontrar um conjunto de fotos e vídeos considerados atrativos para o usuário, o Instagram os organiza de forma a priorizar os mais relevantes, assim como é feito no Feed e nos Stories.

A relevância é estimada a partir da previsão da probabilidade de interação do usuário com uma determinada publicação. As ações mais importantes que são previstas no Explorar incluem curtidas, salvamentos e compartilhamentos.

Os principais sinais analisados, em ordem aproximada de importância, são:

  1. Informações sobre a publicação: Nessa etapa, o Instagram avalia a popularidade da publicação, considerando sinais como comentários, compartilhamentos, salvamentos e a quantidade e velocidade de curtidas que recebeu. Esses sinais possuem maior relevância no Explorar do que no Feed ou nos Stories.
  2. Atividade do usuário no Explorar: Os sinais englobam as publicações que o usuário curtiu, salvou, compartilhou ou comentou, além da forma como interagiu com o conteúdo no Explorar anteriormente. Se o usuário interage com um tipo específico de publicação, o Instagram busca mostrar mais conteúdos similares àqueles com os quais o usuário já interagiu.
  3. Histórico de interação com o autor da publicação: É possível que a publicação seja compartilhada por uma pessoa desconhecida do usuário, mas se houver interações prévias com essa pessoa, pode haver interesse no que ela compartilha.
  4. Informações sobre o autor da publicação: Os sinais incluem a frequência com que as pessoas interagiram com o autor da publicação nas últimas semanas, auxiliando a encontrar conteúdos interessantes criados por uma variedade de pessoas.

Essa análise detalhada dos sinais tem como objetivo proporcionar uma experiência mais personalizada no Explorar, mostrando conteúdos relevantes e interessantes que possam cativar o usuário e incentivá-lo a descobrir mais sobre seus interesses e paixões.

Para classificar o recurso explorar levamos em consideração aspectos como as informações sobre a publicação, as suas atividades anteriores em explorar como comentário, curtida e compartilhamento e as informações sobre quem publicou.

Na dinâmica do Explorar do Instagram, a maioria do conteúdo exibido é proveniente de contas que o usuário não segue.

Essa característica pode se tornar um desafio caso o usuário se depare com algo problemático ou ofensivo, já que o conteúdo é recomendado de pessoas que ainda não fazem parte da lista de seguidores.

 

Como funciona o algoritmo do Reels no Instagram?

No Reels, a proposta é oferecer aos usuários uma experiência de entretenimento e descoberta de novidades, semelhante à dinâmica do Explorar.

Grande parte do conteúdo exibido no Reels é proveniente de contas que o usuário ainda não segue. Para garantir que o conteúdo seja relevante e interessante, o Instagram realiza um processo semelhante ao utilizado no Explorar.

Primeiramente, a plataforma procura reels que possam ser do interesse do usuário. Em seguida, cada reel é classificado com base na probabilidade de ser considerado mais interessante para o usuário.

Para identificar reels interessantes, o Instagram busca feedback de usuários através de pesquisas, perguntando se acharam divertido ou se valeu a pena assistir a um reel específico. Essas informações ajudam a aprimorar a compreensão do que é considerado divertido para os usuários.

As previsões mais importantes que o Instagram faz no Reels são relacionadas à probabilidade de o usuário recompartilhar um reel, assistir ao reel até o final, dar um “like” na publicação e acessar a página de áudio, que indica o interesse em criar o próprio reel. Os sinais mais relevantes utilizados são:

  1. Atividade do usuário: é analisado o histórico de interações do usuário com reels, como curtidas, salvamentos, recompartilhamentos e comentários recentes. Essas interações ajudam a entender os conteúdos que são relevantes para o usuário.
  2. Histórico de interação com a pessoa que criou o reel: assim como no Explorar, é considerado o histórico de interações do usuário com a pessoa que publicou o reel. Caso haja interações anteriores, há uma maior probabilidade de interesse no conteúdo compartilhado por essa pessoa.
  3. Informações sobre o reel: são considerados sinais como o conteúdo do vídeo, como a faixa de áudio utilizada ou elementos visuais, além de sua popularidade.
  4. Informações sobre a pessoa que publicou o reel: a popularidade da pessoa que criou o reel é analisada, incluindo o número de seguidores e o nível de engajamento, para identificar conteúdos interessantes criados por uma variedade de pessoas e conectá-las ao público ideal para o seu conteúdo.

Com esses processos, o Reels busca proporcionar uma experiência de entretenimento personalizada para cada usuário, apresentando reels relevantes e interessantes que possam cativar e satisfazer suas preferências e interesses individuais.

As mesmas Diretrizes de Recomendações aplicadas ao Explorar são igualmente aplicadas ao Reels. O Instagram busca tornar alguns reels menos visíveis por diversos motivos, incluindo aqueles com baixa resolução ou que contenham uma marca d’água.

Reels que possuam bordas excessivas, que sejam compostos principalmente por texto, ou que abordem temas políticos também podem ter sua visibilidade reduzida na plataforma.

Além disso, o Instagram considera a ocorrência de duplicação de conteúdo no Reels. Reels que já foram publicados previamente no Instagram podem ter sua visibilidade diminuída, com o intuito de evitar a sobrecarga de conteúdos repetitivos.

Essas medidas têm o propósito de garantir a qualidade e a relevância do conteúdo exibido no Reels, assegurando que os reels recomendados sejam atraentes e adequados aos interesses individuais de cada usuário.

Ficou com alguma dúvida ou deseja conversar com a gente sobre propostas e parcerias?