Como escolher a melhor rede social para o seu negócio?
A escolha da rede social não tem necessariamente a ver com a sua preferência, familiaridade ou popularidade de uma rede, e sim com outros fatores.
As três perguntas abaixo vão te ajudar na escolha da melhor rede social para o seu negócio.
1- Qual rede social o seu público-alvo utiliza?
Em primeiro lugar você deve conhecer o comportamento do seu público-alvo.
É muito importante saber quais as redes sociais o seu público-alvo utiliza e passa mais tempo. Afinal, devemos estar onde nosso público-alvo está. Esse é o primeiro passo.
Caso você tenha dificuldade com essa questão, recomendo que você converse com os seus clientes, pesquise o seu segmento e concorrentes. Além disso, é essencial examinar os dados demográficos das redes sociais, pois contém informações valiosas.
Vejamos alguns dados importantes das principais redes-sociais utilizadas na atualidade, que podem ajudar:
O Brasil é o terceiro maior país na plataforma, com 52 milhões de usuários, de acordo com a própria plataforma (março/2022) e mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios.
O LinkedIn é muito utilizado por empresas B2B, pois é a maior rede profissional do mundo.
Grande parte das empresas e seus colaboradores estão presentes na rede, o que facilita o contato.
Usuários brasileiros:
- 27,7% dos usuários têm de 18 a 24 anos.
- 60,2% dos usuários têm de 25 a 34 anos.
- 11% dos usuários têm de 35 a 54 anos.
- 1,1% dos usuários têm acima de 55 anos
Fonte: Sistema de mídia LinkedIn
Em 2022, o aplicativo passou o número de usuários do Facebook e atingiu 124 milhões de usuários (março/2022).
O Instagram é uma rede social popular, que tem apresentado crescimento todos os anos, por outro lado, a competição por atenção aumentou significativamente. O que consequentemente impacta o alcance das publicações no feed, que tem diminuído mês a mês.
O futuro do Instagram é vídeo. Por isso investir nos reels é uma boa estratégia.
Usuários brasileiros:
- 6,18% dos usuários têm de 13 a 17 anos
- 74,39% dos usuários têm de 18 a 44 anos.
- 10,83% dos usuários têm de 45 a 54 anos.
- 8,60 % dos usuários têm acima de 55 anos.
Fonte: Sistema de mídia do Facebook
O Facebook é a rede social mais popular do mundo e possui 125 milhões de usuários no Brasil.
Os usuários têm diminuído o tempo gasto nessa rede e muitos tem migrado para o Instagram, que passou o Facebook no Brasil em 2022.
Usuários brasileiros:
- 4,0% dos usuários têm de 13 a 17 anos
- 66,9% dos usuários têm de 18 a 44 anos
- 14,50% dos usuários têm de 45 a 54 anos
- 14,50 dos usuários têm acima de 55 anos
Fonte: Sistema de mídia do Facebook
Youtube
A plataforma é a segunda o maior buscadora do mundo e tem 138 milhões de usuários no Brasil (fevereiro/2022), de acordo com o Google.
Infelizmente muitas empresas não conseguem ter consistência na produção de conteúdo no Youtube e acabam abandonado esse canal, que tem todas as faixas etárias presentes.
Usuários globais acima de 18 anos:
- 14,5% dos usuários têm de 18 e 24 anos.
- 20,2% dos usuários têm de 25 a 34 anos.
- 16,5% dos usuários têm de 35 a 44 anos.
- 11,9% dos usuários têm de 45 a 54 anos
- 8,9% dos usuários têm de 55 a 64 anos.
- 9,7 dos usuários têm mais de 65 anos.
Fonte: sistema de mídia do Google.
TikTok
A rede-social atingiu 81 milhões de brasileiros (março/2022).
É uma rede em que os usuários estão passando bastante tempo.
O TikTok lidera, com a média global de 95 minutos gastos por dia e por usuário em 2022. O seu feed infinito é hipnotizante. Não é à toa que o Instagram está investindo nesse formato de vídeos curtos + feed infinito.
Como mostram os dados abaixo, não é mais uma rede social só de adolescentes.
Usuários brasileiros:
- 2,9% dos usuários têm de 13 a 17
- 36,7% dos usuários têm de 18 a 24 anos
- 29,8% dos usuários têm de 25 a 34 anos
- 16,1% dos usuários têm de 35 a 44 anos
- 9,0% dos usuários têm de 45 a 54 anos
- 5,5% dos usuários têm mais de 55 anos
Fonte: Sistema de mídia do Tiktok
A rede não divulga os dados de usuários por idade.
O que sabemos é que no Brasil, a rede tem 19 milhões de usuários, sendo a maioria homens (64,8%), de acordo com os dados do Twitter (outubro/2022).
Os brasileiros seguem marcas e influenciadores e grande parte dos usuários (54%) acessa a rede, uma ou várias vezes ao dia, de acordo com a pesquisa Opinion Box 2021.
Vale ressaltar que é importante estar presente em mais de uma rede social, pois, como já deve ter visto, algumas redes sociais deixam de existir ou deixam de entregar o que você deseja, ou então, você pode ter um problema momentâneo com a sua conta. Logo, ter uma segunda opção é essencial.
Em relação a quantidade de redes sociais , não existe regra, você pode estar presente em todas, desde que isso faça sentido para o seu negócio, ou estar presente em apenas duas.
Agora vamos falar do objetivo e estratégia.
2- Qual o seu objetivo com as redes sociais, e quais estratégias você vai utilizar?
É preciso ter clareza em relação ao objetivo, para que você tenha o direcionamento correto das estratégias, que serão utilizadas.
Empresas utilizam as redes sociais com propósitos diferentes. Algumas empresas desejam aumentar o reconhecimento da marca, outras desejam gerar leads, e outras utilizam para aumentar o tráfego do site.
Cada empresa tem um objetivo. Desta forma, é importante que você tenha o seu, muito bem definido. Só assim você conseguirá partir para o próximo passo, que é estabelecer quais estratégias você vai utilizar para atingir esse objetivo.
Por exemplo: gerar leads, de forma orgânica (sem anúncio), através da produção de conteúdos diários, em formato de post no feed.
3- Existe coerência entre rede social escolhida, objetivo e estratégia?
É importante ressaltar que cada rede social tem suas especificidades, e nós é que temos que nos adaptar ao funcionamento da rede, para poder utilizá-la da melhor forma possível. Além disso, como o funcionamento muda constantemente, nunca podemos utilizar as mesmas estratégias para sempre, é preciso rever o que esta sendo feito com frequência.
Após definir a rede social, objetivo e estratégia, o próximo passo é analisar se existe coerência entre eles.
Vamos supor que você deseja gerar leads, de forma orgânica (sem anúncio), através da produção de conteúdos diários, em formato de post no feed. Nesse caso sabemos que para gerar leads você precisa ter um bom alcance com as suas publicações. Afinal, você precisa aparecer para quem te segue, e também para quem não te segue. Só assim você conseguirá gerar novos negócios.
Desta forma, você precisa verificar se você está tendo um bom alcance orgânico, para o tipo de conteúdo e formato que você definiu. Caso contrário, você deverá rever suas estratégias, que muitas vezes podem não ser adequadas para determinada rede social.
Existem redes que podem entregar um alcance melhor ou pior para o tipo e formato de conteúdo que você está disposto a produzir.
Muitas vezes o resultado não aparece porque não existe coerência entre rede social, objetivo e estratégia.
Em suma, a melhor rede social para o seu negócio vai ser a rede em que o seu público está, e que você consegue utilizar a seu favor, ou seja, o seu objetivo e estratégias estão em linha com o funcionamento da rede escolhida.
Caso tenha dúvida, faça testes e mais testes!
Por Luana Manzini
Cofundadora Agência LCP
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