A otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization, ou SEO) pode ser definida como todo o trabalho, que envolve um conjunto de técnicas e estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca.
O trabalho de SEO envolve sempre uma análise interna e externa do site, incluindo a construção de links, pesquisa de palavras-chave, construção de conteúdo relevante, melhorias no site etc.
O trabalho de SEO pode melhorar tanto o número de acessos de um site, quanto a qualidade dos visitantes. Entende-se por qualidade quando o seu público-alvo acessa o site e conclui alguma ação esperada pelo proprietário do site, como ler um artigo ou notícia, comprar algo ou se inscrever em uma newsletter.
Os pilares do SEO são: relevância, autoridade e performance.
- Relevância
Um site é considerado relevante pelos mecanismos de busca, quando apresenta o melhor resultado para uma determinada pesquisa. É considerado o melhor resultado o conteúdo exato do que está sendo buscado e também o mais completo, ou seja um conteúdo de qualidade. Tudo isso vai resultar em uma boa experiência para os usuários. Por isso é tão importante ter um site que traga conteúdo de qualidade.
- Autoridade
Os mecanismos de busca também avaliam a Autoridade do site, que é a sua reputação na internet. Através dos algoritmos os mecanismos de busca analisam por exemplo a qualidade dos sites que citam o site na forma de links, número de buscas e acessos, além de outros fatores.
- Performance
A Performance do site está relacionada ao tráfego que recebe e a qualidade desse tráfego. Desta forma se o site tem uma boa autoridade e relevância, provavelmente também vai gerar um bom tráfego e consequentemente uma boa performance pois isso vai refletir em conversões.
O trabalho de SEO pode melhorar tanto o número de acessos de um site, quanto a qualidade dos visitantes.
Abaixo listamos sete benefícios do trabalho de SEO.
7 Benefícios SEO
- Reputação de marca: o consumidor reconhece uma marca nas primeiras posições do mecanismo de busca do Google como líder daquele segmento.
- Awareness de marca: o simples fato de o usuário encontrar menções à marca nos resultados de busca aumenta o seu reconhecimento.
- Confiança na marca: os consumidores confiam mais em mecanismos de busca do que em redes sociais e outros meios.
- Experiência do Usuário: um bom trabalho de SEO sempre prioriza uma excelente experiência ao usuário.
- Aumentar o número de visitas: quando o trabalho de SEO é bem executado, o número de acessos do site tende a aumentar.
- Leads: Com o trabalho de SEO, o site atrai o seu público-alvo e não um público genérico que não vai gerar as conversões esperadas.
- Vendas: O SEO também pode gerar mais vendas.
O trabalho de SEO é fundamental para quem deseja alcançar as primeiras posições do Google ou demais mecanismos de busca.Afinal, quem não deseja alcançar o topo e colher todos os benefícios que o maior mecanismo de busca do mundo pode oferecer e de forma gratuita?
Conte com a Agência LCP para assessorar a sua empresa nas definições de estratégias de SEO – (Search Engine Optimization).