Atualização no algoritmo de recomendação dos Reels no Instagram

Em abril de 2024, o Instagram anunciou melhorias na recomendação de reels, com o objetivo de ajudar criadores de todos os tamanhos a alcançarem novos públicos.

Em 2025, o Instagram comunicou a finalização dessas melhorias. De acordo com o Instagram,  os reels estão mais relevantes, personalizados e oportunos, o que impulsiona o crescimento dos criadores de todos os tamanhos, ao serem descobertos por um número maior de pessoas.

Como os Reels são classificados?

Segundo o Instagram, os sinais dos usuários são utilizados para prever os reels de maior interesse para os usuários.

Esses sinais incluem atividades como tempo de visualização, retenção, curtidas e comentários.

Técnicas de correspondência de públicos também são aplicadas, analisando pessoas com interesses semelhantes, já que o conteúdo com o qual elas interagem oferece uma indicação do que pode agradar.

Como funciona a distribuição de um Reel?

Ao publicar um reel no Instagram, ele é exibido tanto para seguidores quanto para não seguidores.

Entre os não seguidores, o reel é inicialmente recomendado a um pequeno grupo com maior probabilidade de apreciá-lo. Com base na resposta desse público inicial, reels com melhor desempenho são mostrados para públicos progressivamente maiores.

Dicas de acordo com o Instagram para aproveitar melhor as mudanças na recomendações dos reels

1- Publique regularmente

Manter uma frequência consistente nas postagens é uma das estratégias mais eficazes para crescer, já que cada reel publicado pode alcançar um público amplo e novo, especialmente porque muitos espectadores consomem conteúdo de contas que ainda não seguem.

2- Produza conteúdo autossuficiente

Para atingir novas pessoas, os reels precisam fazer sentido para quem não conhece o criador. É importante começar com um gancho impactante nos primeiros três segundos para captar a atenção, acompanhar a taxa de visualização nos Insights e continuar testando ideias que gerem identificação e sejam compartilháveis.

3- Utilize áudio para enriquecer o conteúdo

Adicionar áudio aos reels pode torná-los mais envolventes, atraindo novos públicos. Mesmo no caso de fotos e carrosséis, o uso de áudio pode aumentar as chances de alcançar mais pessoas.

4- Experimente sempre

Nem todo conteúdo terá sucesso, mas cada tentativa oferece aprendizado. Com o tempo, é possível desenvolver criatividade e identificar o que conecta melhor com o público. Reels de teste são ótimas ferramentas para experimentar: eles são exibidos apenas para quem ainda não segue o criador, permitindo decidir se vale a pena compartilhá-los com os seguidores.

5- Adapte-se à imprevisibilidade

O alcance de cada postagem é variável devido às recomendações, o que oferece uma oportunidade justa a todos os criadores. Essa inconstância é uma chance de explorar novas ideias e conquistar diferentes públicos.

 

Conclusão

De acordo com o Instagram, criadores que publicam reels que gerem engajamento, com regularidade e respeitam as Diretrizes de Recomendação, possuem mais chances de crescimento.

Confira aqui as diretrizes.