Persona nada mais é que um agrupamento de características que o seu potencial cliente tem!
A construção da persona é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos clientes.
É muito comum escutar a seguinte resposta quando indagamos as empresas a respeito dessa definição:
“Isso é simples de entender e definir!”.
Bom as vezes é uma tarefa fácil e simples identificar essas características, mas o grande objetivo com a definição dessas personas não é colocado em prática de forma eficiente e eficaz por mais de 70% das empresas.
Pensando num exemplo de um escritório de advocacia podemos ter duas áreas de atuação, como exemplo: Direito para E-commerce e Direito Tributário. Ambos os serviços/áreas de atuação dedicados ao segmento empresarial.
Num exemplo bem simples podemos ter a seguinte definição de personas:
- Direito para E-commerce: Empresários de 35 a 45 anos, presentes em redes sociais, consumidores de conteúdos digitais em redes sociais e usuários frequentes de aplicativos de conversa por texto, preferência por comunicação via áudio ou texto em aplicativos de conversa, ao invés de telefonemas ou visitas presenciais. Acessam o e-mail corporativo 10 vezes ao dia e as redes sociais 25 vezes ao dia.
- Direito Tributário: Funcionários de departamentos de 45 a 60 anos, presentes em redes sociais porém não muito ativos, usuário de aplicativos de conversa por texto, que preferem conversa presencial ou telefônica ao invés de mensagem de texto ou áudio, acessam o e-mail corporativo 25 vezes ao dia e as redes sociais 5 vezes ao dia.
Ok! Não é difícil chegar a uma conclusão de persona englobando 80% das características.
E agora o que faço com essa informação?
Essa informação deve ser a base para qualquer estratégia de marketing digital que o seu negócio irá realizar.
Utilizando o exemplo do escritório de advocacia podemos ter que as seguintes estratégias e o porquê de utilizá-las:
- Direito para E-commerce: Publicação de conteúdo relevante como artigos, imagens, vídeos, e-books, infográficos em redes sociais. Afinal essa persona está presente e sendo impactada nesse tipo de canal. Relacionamento em meios digitais, mais rápidos e com linguagem menos formal.
- Direito Tributário: Envio de conteúdos por e-mail, processo de relacionamento interpessoal presencial mais ativo, como ligações e reuniões mais constantes. Como temos uma persona ativa em plataformas de e-mail devemos utilizar esse tipo de estratégia para termos um melhor retorno.
Utilizando o exemplo acima devemos fazer alguns questionamentos ao pensar numa estratégia de marketing digital:
- Vou atingir meu público?
- É o meio que meu público está presente?
- O conteúdo e a linguagem é o que meu público tem interesse?
Quando temos esse tipo de informação, geramos respostas fáceis, que irão apoiar sua estratégia de marketing / comercial nos objetivos do seu negócio.
Conte com a Agência LCP para assessorar o seu negócio nas definições de estratégias de marketing digital e comercial.