Introdução
Você já parou para pensar como funciona o mecanismo de busca mais utilizado no mundo?
Pois bem, tem muita coisa por trás desse mecanismo, que é tão útil em nossas vidas.
De um lado a intenção das pessoas, que estão buscando algo. As pessoas mentem para amigos e familiares, mas nunca mentem para o Google, ou seja, as informações sobre as buscas do Google, tem muito valor.
Do outro lado, temos diversos algoritmos trabalhando para encontrar os melhores resultados, em menos de 1 segundo.
É muito importante entender que, quando você faz uma busca no Google, você não está buscando informação na World Wide Web, e sim no índice do Google.
As páginas que são indexadas nos mecanismos de busca, fazem parte da Surface Web e , a World Wide Web é composta pela Surface Web e Deep Web.
Como funciona a busca do Google?
De acordo com o Google, a Pesquisa funciona basicamente em três grandes etapas: rastreamento, indexação e classificação.
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Rastreamento
Primeiro o Google tem o trabalho de rastrear toda a World Wide Web.
São centenas de bilhões de páginas rastreadas pelo Google, e é necessário fazer isso constantemente para que as informações estejam sempre atualizadas, pois, novas páginas e arquivos são criados a todo momento, e muitas páginas são atualizadas.
O programa que faz o rastreamento é conhecido como: Googlebot, spider, robô e bot. Todos esses termos representam a mesma coisa!
Nessa etapa de rastreamento, o Google armazena os endereços das páginas (URLs) rastreadas, para analisar posteriormente.
É como se o Google baixasse toda a web em seus servidores.
Um banco de dados gigantesco!
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Indexação
Na segunda etapa o Google acessa e processa cada página rastreada para entender o conteúdo.
O Google analisa desde palavras-chave até a data de publicação, tudo fica registrado no índice do Google.
A indexação é basicamente organizar as informações, mas para isso o Google precisa entender do que se trata cada conteúdo.
O índice de pesquisa do Google é como uma biblioteca, que contém mais informações que todas as bibliotecas somadas do mundo.
Segundo a Google, o índice da Busca contém centenas de bilhões de páginas da Web e mais de 100.000.000 gigabytes de tamanho.
Vale ressaltar que nem tudo que foi rastreado entra no índice do Google. Muitas páginas consideradas SPAM, são excluídas da busca.
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Classificação
Na terceira etapa, que ocorre a classificação dos resultados, ou seja, o ranqueamento.
Como o Google decide quem vai ficar em primeiro, segundo, terceiro e assim sucessivamente?
O Google não revela como funcionam os algoritmos da busca e qual peso ele dá para os fatores de classificação, por motivos óbvios.
Imagine o que aconteceria se ele revelasse.
Muitas páginas conseguiriam ranqueamento de forma artificial, ou seja, não apareceriam nos resultados por relevância, qualidade e reputação e sim por conseguirem hacker os algoritmos. Desta forma, as pessoas encontrariam resultados ruins na busca e não utilizariam mais o Google, ou seja, a busca seria “quebrada”.
Acima de tudo, utilizamos o Google, todos os dias, porque encontramos o que buscamos, na maioria das vezes, e porque nós confiamos nos resultados.
Entretanto, mesmo o Google não revelando como os algoritmos funcionam, muitas informações são divulgadas.
De acordo com o Google, quando você faz uma busca, ele tenta identificar qual é a sua intenção com aquela busca, e assim identificar os melhores resultados.
O Google analisa mais de 200 fatores para decidir quais resultados são mais relevantes.
Esses sistemas de classificação são compostos não por um, mas por uma série de algoritmos.
Segundo o Google, os algoritmos da Busca examinam vários fatores e sinais, como as palavras da consulta, a relevância e usabilidade das páginas, a especialidade das fontes e a localização e configurações do usuário.
O peso de cada fator depende da natureza do que foi pesquisado. Por exemplo, a data de publicação do conteúdo é mais importante em consultas sobre notícias recentes do que em definições do dicionário.
Atualização dos Algoritmos
Vale ressaltar que, os algoritmos estão sempre evoluindo e tudo pode mudar. Por isso ninguém pode garantir o primeiro lugar no ranking do Google para você!
De acordo com o Google, em 2020, foram realizados mais de 600.000 experimentos que resultaram em mais de 4.500 melhorias na Busca.
Por isso é tão importante fazer melhorias constantes em seu site e prezar sempre pela experiência do usuário. Caso contrário, você ficará para trás nos resultados de busca.
Enfim, se você deseja melhorar o seu posicionamento no Google, invista em um projeto de SEO.
Ficou com alguma dúvida ou deseja conversar com a gente sobre propostas e parcerias?
Entre em contato conosco!
Por Luana Manzini
Cofundadora da Agência LCP