A otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization, ou SEO) pode ser definida como todo o trabalho, que envolve um conjunto de técnicas e estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca.

O trabalho de SEO envolve sempre uma análise interna e externa do site, incluindo a construção de links, pesquisa de palavras-chave,  construção de conteúdo relevante,  melhorias no site etc.

O trabalho de SEO pode melhorar tanto o número de acessos de um site, quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade é quando os visitantes concluem uma ação esperada pelo proprietário do site, como ler um artigo ou notícia, comprar algo ou se inscrever em uma newsletter.

Os pilares do SEO são: relevância, autoridade e performance.

  • Relevância

Um site é considerado relevante pelos mecanismos de busca, quando apresenta o melhor resultado para uma determinada pesquisa.  É considerado o melhor resultado o conteúdo exato do que está sendo buscado e também o mais completo, ou seja um conteúdo de qualidade. Tudo isso vai resultar em uma boa experiência para os usuários. Por isso é tão importante ter um site que traga conteúdo de qualidade.

  • Autoridade

Os mecanismos de busca  também avaliam a Autoridade do site, que é a sua reputação na internet. Através dos algoritmos os mecanismos de busca analisam por exemplo a qualidade dos sites que citam o site na forma de links, número de buscas e acessos, além de outros fatores.

  • Performance

A Performance do site está relacionada ao tráfego que recebe e a qualidade desse tráfego. Desta forma se o site tem uma boa autoridade e relevância, provavelmente também vai gerar um bom tráfego e consequentemente uma boa performance pois isso vai refletir em conversões.

O trabalho de SEO pode melhorar tanto o número de acessos de um site, quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade é quando os visitantes concluem uma ação esperada pelo proprietário do site, como ler um artigo ou notícia, comprar algo ou se inscrever em uma newsletter.

 

Benefícios SEO

  1. Reputação de marca: o consumidor reconhece uma marca nas primeiras posições do mecanismo de busca do Google como líder daquele segmento.
  2. Awareness de marca: o simples fato de o usuário encontrar menções à marca nos resultados de busca aumenta o seu reconhecimento.
  3. Confiança na marca: os consumidores confiam mais em mecanismos de busca do que em redes sociais e outros meios.
  4. Experiência do Usuário: um bom trabalho de SEO sempre prioriza uma excelente experiência ao usuário.
  5. Aumentar o número de visitas: quando o trabalho de  SEO é  bem executado, o número de acessos do site tende a aumentar.
  6. Leads: Com o trabalho de SEO, o site atrai o seu público-alvo e não um público genérico que não vai gerar as conversões esperadas.
  7. Vendas: O SEO também pode gerar mais vendas.

 

O trabalho de SEO é fundamental para quem deseja alcançar as primeiras posições do Google. Afinal, quem não deseja alcançar o topo e colher todos os benefícios que o maior mecanismo de busca do mundo pode oferecer e de forma gratuita?

Por Agência LCP