O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing em tradução livre significa Marketing de Atração.

O conceito surgiu em 2006, quando Brian Halligan e Dharmesh Shah fundaram a HubSpot, empresa norte-americana de softwares para automação de marketing, CRM e vendas.

Como o próprio nome diz, consiste na técnica de atrair clientes para o seu negócio, isso é, ao invés de você procurar os clientes, eles virão até você. 

Como acontece a atração de clientes?

Aproximadamente 93% dos processos de compra começam com uma busca on-line. Entretanto, só é possível aparecer nessas buscas se você está bem ranqueado no Google, Youtube, ou em outros buscadores, ou se você é encontrado nas redes sociais.

Então para atrair o público-alvo primeiramente você precisa aparecer nos canais em que o público está presente.

Para ter visibilidade você pode utilizar técnicas de otimização (SEO e SMO) e também links patrocinados. Lembrando que, para que essas estratégias (SEO, SMO e links patrocinados) funcionem, você precisará produzir conteúdo relevante.

Os conteúdos de atração podem ser diversos como:  landing pages, e-books, infográficos, newsletter, post, vídeo,  webinars e outros.

Ao contrário do Outbound Marketing, que interrompe e oferece produtos para o consumidor via anúncios, o Inbound visa atrair o consumidor, através de conteúdo relevante.

Além de otimizar o tempo investido na busca de clientes e gerar maior conexão com a sua audiência, essa estratégia é 62% mais barata que o marketing convencional.

Agência de Inbound Marketing

Principais etapas do Inbound Marketing:

  1. Atrair – Levando mais pessoas para seus canais de comunicação (Blogs, Sites (SEO), Links Patrocinados, Redes Sociais)
  2. Converter – Convertendo a audiência em Leads, oferecendo algum bônus em troca de seus dados (E-books, Vídeos, Infográficos).
  3. Relacionar – Aproximar seus leads do seu negócio através de conteúdo relevante e de valor (Email Marketing, Newsletter, Automação de Marketing
  4. Vender – Fazer com que seu lead de fato consuma o seu produto ou serviç
  5. Analisar – Analisar o que foi feito e o que se pode melhora
  6. Reter – Estratégia crucial para manter seus leads e clientes 

O Inbound Marketing também pode ser acompanhado da automação de marketing, unindo a tecnologia com processos, otimizando o tempo de produção, operação e gestão, impactando positivamente no dia a dia dos profissionais de marketing e do setor responsável pelo atendimento ao cliente e vendas.

A automação de marketing consiste em 4 partes:

  1. Rastrear todos os pontos de contato entre as empresas e clientes em potencial (leads)
  2. Criar processos baseados em envio de conteúdos, na forma de e-mail marketing
  3. Automatizar e executar. Automatizar tarefas individuais e repetitivas do marketing
  4. Gerar relatório para identificar quais ações geraram mais resultado.

O processo vem crescendo muito nos últimos anos e já é uma das principais áreas de interesse dos gestores de marketing e negócios.

Esse interesse se deve aos resultados que a Automação de Marketing consegue atingir e que estão sempre ligados ao aumento de eficiência nos processos de vendas e marketing dentro das empresas. 

A frequente ascensão dos meios digitais permite aos interessados em vendas e marketing usufruir de técnicas para segmentar e entregar uma comunicação customizada, relevante e em escala para os seus leads e clientes.

Somos parceiros do maior integrador de marketing da América Latina, o RD Station MarketingA plataforma é super completa e nos possibilita integrar com diversas ferramentas.

Com o auxílio do RD conseguimos analisar o comportamento dos leads nos sites de nossos clientes, como: 

  • Páginas mais acessadas;
  • Quando ocorreu a primeira visita;
  • Qual o interesse do lead.

Além disso, o sistema de integração possui um Dashboard, no qual consta métricas importantes sobre suas campanhas e performances nos funis de venda, de forma geral ou individual. 

Outros dados importantes que conseguimos analisar são: 

  • Quantidade de visitantes que acessou o conteúdo; 
  • Quantidade de visitantes que se transformaram em leads;
  • Quantidade de leads que têm possibilidade de compra;
  • Quantidades de leads que de fato vão realizar uma compra;
  • Quantidade de vendas;

Por que contratar uma agência especializada em Inbound Marketing?

  1. Expertise: Uma agência especializada em Inbound Marketing tem uma equipe capacitada e especializada.
  2. Economia de tempo: Implementar uma estratégia de Inbound Marketing pode ser uma tarefa demorada e exigir um alto investimento de tempo. Contratar uma agência especializada permite que você se concentre em outras atividades importantes do seu negócio, enquanto a agência se concentra em criar, implementar e gerenciar sua estratégia de Inbound Marketing. 
  3. Acesso a ferramentas e tecnologias: Uma agência especializada em Inbound Marketing  terá acesso a uma ampla variedade de ferramentas e tecnologias de marketing digital que podem ajudar a melhorar a eficácia de sua estratégia.
  4. Análise e acompanhamento: Uma agência especializada em inbound marketing pode fornecer relatórios detalhados e análises de desempenho que ajudam a medir o sucesso de sua estratégia de marketing digital e identificar oportunidades de melhoria.
  5. Criatividade: Uma agência especializada em Inbound Marketing  pode trazer novas ideias e abordagens criativas para sua estratégia de marketing digital, ajudando a diferenciar sua marca e aumentar sua visibilidade online.

Estamos sempre em busca das melhores ferramentas para proporcionar um serviço de máxima qualidade para os nossos clientes, de maneira otimizada e assertiva, com base na análise das métricas. 

A Agência LCP tem experiência em Inbound Marketing e conhece as melhores estratégias de execução para gerar resultados relevantes para seus clientes.
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Conheça alguns Benefícios do Inbound Marketing

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