O ponto de partida para você começar no marketing jurídico é ter um bom site e fazer um planejamento estratégico de marketing!
1 – Site
Para ter um bom site é necessário cumprir alguns requisitos:
- Site com conteúdo de qualidade e relevante para o seu público-alvo;
- Site otimizado (SEO) para ser facilmente encontrado nos mecanismos de busca;
- Site com uma boa identidade visual;
- Informações atualizadas;
- Informações sobre as áreas de atuação, sócios e equipe;
- Informações de contato e formulários de contato;
- Links para as redes sociais;
- Conteúdos produzidos pelos profissionais do escritório (artigos, vídeos etc);
- Boa usabilidade e arquitetura da informação do website.
O site deve ser encarado como uma filial da empresa, pois, potenciais clientes podem acessar o site e entrar em contato com o escritório.
É de suma importância que o formulário de contato esteja funcionando e que tenha um responsável para responder rapidamente aos contatos.
Um potencial cliente é perdido quando o escritório deixa de responder prontamente.
A rotina massante provavelmente vai impedir que seja você responda rapidamente todos os canais, mas deixe alguém encarregado de realizar essa função.
Portanto, dê atenção ao seu site. O site sempre será seu. Não é como as redes sociais que estão em constante transformação e podem parar de existir a qualquer momento. Todas as estratégias de marketing digital exigem que você tenha um bom site, pois ele sempre será o seu repositório principal de conteúdo.
Muitos escritórios investiram muito, por exemplo no Facebook, para aumentar a sua base se seguidores no passado e hoje não utilizam mais essa rede social como um canal estratégico, pois o Facebook, assim como outras redes, estão caindo em desuso.
O seu site, se for bem administrado, sempre será um canal estratégico, que pode gerar resultados de forma constante e duradoura.
2- Plano Estratégico de Marketing
Outro ponto importante é o Plano de Marketing. Depois de estruturar bem o seu site, sugerimos criar um plano estratégico de marketing.
O planejamento estratégico de marketing é o processo no qual uma empresa analisa o ambiente de marketing (macro, micro, e ambiente interno da empresa) com foco nos seus objetivos, traçando as estratégias e táticas de marketing para alcançar esses objetivos.
É muito importante você ter um diagnóstico da sua situação atual e saber onde quer chegar, antes de definir as estratégias e táticas que serão utilizadas.
Não pule a etapa do diagnóstico!