Para gerenciar de maneira segura as estratégias e táticas de marketing, os profissionais de marketing utilizam o chamado Mix de marketing.
O Mix de marketing são os elementos utilizados pelas empresas para atender e comunicar-se com os clientes.
Esses elementos são variáveis centrais às decisões de qualquer plano de marketing.
O marketing mix tradicional é composto por 4 P’s, porém, no mercado jurídico, como estamos tratando de serviços, utilizamos o mix expandido para serviço, que é composto por 7 P’s.
Vamos conhecer os 7Ps:
- Preço (Pricing): Preços, descontos e formas de pagamento.
- Praça (Place): Canais, suporte a vendas, distribuição, entregas e devoluções e intermediários.
- Produto (Product): Qualidade do produto, imagem, marca, funcionalidades e características, embalagem, suporte e garantias.
- Promoção (Promotion): Comunicação e promoção de vendas.
- Processos (Process): Etapas que o cliente passará ao interagir com a empresa, ou realizar transações.
- Pessoas (People): Todas as pessoas envolvidas no processo.
- Evidência Física (Physical Evidence): Materiais entregues aos clientes, local e ambiente da prestação de serviços, e experiência de consumo do serviço.