O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing em tradução livre significa Marketing de Atração.
O conceito surgiu em 2006, quando Brian Halligan e Dharmesh Shah fundaram a HubSpot, empresa norte-americana de softwares para automação de marketing, CRM e vendas.
Como o próprio nome diz, consiste na técnica de atrair clientes para o seu negócio, isso é, ao invés de você procurar os clientes, eles virão até você.
Como acontece a atração de clientes?
Aproximadamente 93% dos processos de compra começam com uma busca on-line. Entretanto, só é possível aparecer nessas buscas se você está bem ranqueado no Google, Youtube, ou em outros buscadores, ou se você é encontrado nas redes sociais.
Então para atrair o público-alvo primeiramente você precisa aparecer nos canais em que o público está presente.
Para ter visibilidade você pode utilizar técnicas de otimização (SEO e SMO) e também links patrocinados. Lembrando que, para que essas estratégias (SEO, SMO e links patrocinados) funcionem, você precisará produzir conteúdo relevante.
Os conteúdos de atração podem ser diversos como: landing pages, e-books, infográficos, newsletter, post, vídeo, webinars e outros.
Ao contrário do Outbound Marketing, que interrompe e oferece produtos para o consumidor via anúncios, o Inbound visa atrair o consumidor, através de conteúdo relevante.
Além de otimizar o tempo investido na busca de clientes e gerar maior conexão com a sua audiência, essa estratégia é 62% mais barata que o marketing convencional.
Principais etapas do Inbound Marketing:
- Atrair – Levando mais pessoas para seus canais de comunicação (Blogs, Sites (SEO), Links Patrocinados, Redes Sociais)
- Converter – Convertendo a audiência em Leads, oferecendo algum bônus em troca de seus dados (E-books, Vídeos, Infográficos).
- Relacionar – Aproximar seus leads do seu negócio através de conteúdo relevante e de valor (Email Marketing, Newsletter, Automação de Marketing
- Vender – Fazer com que seu lead de fato consuma o seu produto ou serviç
- Analisar – Analisar o que foi feito e o que se pode melhora
- Reter – Estratégia crucial para manter seus leads e clientes
O Inbound Marketing também pode ser acompanhado da automação de marketing, unindo a tecnologia com processos, otimizando o tempo de produção, operação e gestão, impactando positivamente no dia a dia dos profissionais de marketing e do setor responsável pelo atendimento ao cliente e vendas.
A automação de marketing consiste em 4 partes:
- Rastrear todos os pontos de contato entre as empresas e clientes em potencial (leads)
- Criar processos baseados em envio de conteúdos, na forma de e-mail marketing
- Automatizar e executar. Automatizar tarefas individuais e repetitivas do marketing
- Gerar relatório para identificar quais ações geraram mais resultado.
O processo vem crescendo muito nos últimos anos e já é uma das principais áreas de interesse dos gestores de marketing e negócios.
Esse interesse se deve aos resultados que a Automação de Marketing consegue atingir e que estão sempre ligados ao aumento de eficiência nos processos de vendas e marketing dentro das empresas.
A frequente ascensão dos meios digitais permite aos interessados em vendas e marketing usufruir de técnicas para segmentar e entregar uma comunicação customizada, relevante e em escala para os seus leads e clientes.
Somos parceiros do maior integrador de marketing da América Latina, o RD Station Marketing. A plataforma é super completa e nos possibilita integrar com diversas ferramentas.
Com o auxílio do RD conseguimos analisar o comportamento dos leads nos sites de nossos clientes, como:
- Páginas mais acessadas;
- Quando ocorreu a primeira visita;
- Qual o interesse do lead.
Além disso, o sistema de integração possui um Dashboard, no qual consta métricas importantes sobre suas campanhas e performances nos funis de venda, de forma geral ou individual.
Outros dados importantes que conseguimos analisar são:
- Quantidade de visitantes que acessou o conteúdo;
- Quantidade de visitantes que se transformaram em leads;
- Quantidade de leads que têm possibilidade de compra;
- Quantidades de leads que de fato vão realizar uma compra;
- Quantidade de vendas;
Por que contratar uma agência especializada em Inbound Marketing?
- Expertise: Uma agência especializada em Inbound Marketing tem uma equipe capacitada e especializada.
- Economia de tempo: Implementar uma estratégia de Inbound Marketing pode ser uma tarefa demorada e exigir um alto investimento de tempo. Contratar uma agência especializada permite que você se concentre em outras atividades importantes do seu negócio, enquanto a agência se concentra em criar, implementar e gerenciar sua estratégia de Inbound Marketing.
- Acesso a ferramentas e tecnologias: Uma agência especializada em Inbound Marketing terá acesso a uma ampla variedade de ferramentas e tecnologias de marketing digital que podem ajudar a melhorar a eficácia de sua estratégia.
- Análise e acompanhamento: Uma agência especializada em inbound marketing pode fornecer relatórios detalhados e análises de desempenho que ajudam a medir o sucesso de sua estratégia de marketing digital e identificar oportunidades de melhoria.
- Criatividade: Uma agência especializada em Inbound Marketing pode trazer novas ideias e abordagens criativas para sua estratégia de marketing digital, ajudando a diferenciar sua marca e aumentar sua visibilidade online.
Estamos sempre em busca das melhores ferramentas para proporcionar um serviço de máxima qualidade para os nossos clientes, de maneira otimizada e assertiva, com base na análise das métricas.
A Agência LCP tem experiência em Inbound Marketing e conhece as melhores estratégias de execução para gerar resultados relevantes para seus clientes.
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Conheça alguns Benefícios do Inbound Marketing
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