O boca a boca no segmento jurídico ainda é uma prática comum na aquisição de clientes, porém é necessário conquistar clientes de outras formas para atingir melhores resultados. O marketing tem um papel essencial para o sucesso de qualquer negócio, mesmo no segmento jurídico, que é um segmento com muitas limitações.

 

O que é Marketing Jurídico?

O marketing jurídico é o conjunto de atividades que visa entender e atender às necessidades do cliente, sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB.  Desta forma, através da implantação das atividades de marketing, escritórios de advocacia e advogados vão apresentar as suas áreas de atuação, serviços e quais questões dos clientes irão resolver.

A prática do marketing jurídico precede de planejamento e estratégia. Para atingir resultados mais efetivos, as ações de marketing devem estar alinhadas aos objetivos do escritório.

 

Marketing de Conteúdo Jurídico

No segmento jurídico é vedada a captação de clientes de forma direta, por isso o marketing de conteúdo é o mais utilizado no segmento  para conquistar clientes.  Nesse caso, o advogado/escritório se torna uma referência em determinado assunto e assim constrói o seu nome no mercado.

O Advogado pode criar conteúdos relevantes e com isso atrair atenção, ganhar autoridade no assunto e desta forma, gerar oportunidades de negócios.

O foco é sempre produzir conteúdo de caráter informativo e não um material publicitário. Isso pode ser feito por meio de artigos,  postagens ou vídeos na internet.

Por que fazer Marketing Jurídico?

O marketing jurídico é a estratégia ideal para criar uma boa reputação e autoridade no mercado e certamente resultará em mais clientes. Implementar estratégias de marketing jurídico permite que você aumente o seu alcance e conquiste o público, que realmente está interessado no seu serviço. Ou seja, o marketing vai aproximar o seu escritório do público-alvo.

Marketing Digital Jurídico

Nos últimos anos, as relações de consumo mudaram de forma significativa devido ao aumento do número de pessoas que acessam a internet e também as redes sociais. O consumidor atual tem mais acesso a informação quando vai buscar por um produto ou serviço e a internet é cada vez mais utilizada para o consumidor reunir essas informações e tomar uma decisão.

Desta forma, surge a necessidade de ter uma estratégia de marketing que considere o cenário atual e esse novo perfil de consumidor. O marketing digital jurídico é a estratégia perfeita para esse novo cenário.

Vale ressaltar, que o novo Código de Ética e Disciplina da OAB permite a publicidade, dos serviços dos advogados por meios eletrônicos, como redes sociais, desde que de forma moderada, sem tentativa de captação de clientela.

 

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Agência LCP – Marketing Digital