Otimização de Sites (SEO)

O que é Otimização de Sites (SEO)?

A Otimização de Sites, mais conhecida como SEO – Search Engine Optimization,  é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca (Google, Bing e Yahoo) ou seja, quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu site, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.

O objetivo do SEO é aumentar a visibilidade e o tráfego de um site através da otimização de conteúdo, estrutura do site, tags, palavras-chave e outras práticas para que os mecanismos de busca possam entender melhor do que se trata o site e mostrar nos resultados de busca quando uma pessoa busca por termos relacionados.

O SEO pode ser dividido em duas categorias principais: on-page e off-page. On-page refere-se à otimização de elementos dentro do site, como o conteúdo, tags, títulos e estrutura. Off-page refere-se à otimização de elementos fora do site, como a obtenção de links de outros sites relevantes e a presença nas redes sociais.

É importante lembrar que é um processo contínuo e que os resultados podem levar algum tempo para aparecer. Além disso, as práticas de SEO devem ser feitas de forma ética e com foco em fornecer valor para o usuário

Por que é importante investir em SEO?

Quando você consegue atingir as primeiras posições do Google, significa que mais pessoas vão encontrar você e te conhecer, ou seja, você vai gerar mais oportunidades de negócios.

Se você tiver otimizado para os termos corretos,  ou seja, os termos que são estratégicos para o seu negócio, as visitas ao seu site podem gerar conversões.

Uma boa estratégia de SEO avalia tudo isso. Nada é feito de forma aleatória.

Etapas do Projeto de Otimização de sites (SEO):

  • Diagnóstico e definição de estratégia:

O ponto de partida é fazer um estudo completo do cliente: diagnóstico do site, concorrentes, palavras-chave, entendimento do negócio, objetivo da empresa e outros pontos.

Nesse momento, o time da empresa junto com o time técnico da agência fazem um levantamento de todas as informações para que posteriormente as análises sejam feitas.

Após a análise de todas as informações, a agência defini qual estratégia vai utilizar no projeto de SEO.

  • Planejamento de Atividades

O segundo passo é planejar todas as atividades de SEO,  que serão desenvolvidas junto ao cliente, alinhadas aos objetivos do negócio.

Aplicamos nossa metodologia de trabalho de SEO (Search Engine Optimization) para conquistarmos resultados de maneira eficiente, rentabilizando os investimentos do cliente.

Os profissionais da LCP possuem certificação em gestão de projetos.

  • Execução

O terceiro passo  é atuar diretamente na execução do projeto, junto com o cliente para garantir que as metas sejam atingidas.

Nessa etapa executamos ações relacionadas aos três pilares do SEO:

Por último, avaliamos os resultados de todas as atividades desenvolvidas e implantamos melhorias, caso sejam necessárias.

O projeto de SEO envolve avaliação e monitoramento constante. Além disso, muitas vezes é necessário rever a estratégia adotada durante o projeto. As vezes uma estratégia que funcionou no início do projeto, pode perder a eficácia depois de um tempo.

Por isso é muito importante rever a estratégia de tempos em tempos!

Conte com a Agência LCP para desenvolver um projeto de SEO!

Clique aqui para entrar em contato conosco.

Clique aqui para ler mais conteúdos do Blog.

Otimização de Sites (SEO)