O marketing digital jurídico é essencial para o sucesso dos escritórios de advocacia.

Dentre as mais diversas estratégias de Marketing Digital, não há dúvidas que o Marketing de Conteúdo é o mais importante.  Além de não ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB,  o marketing de conteúdo, desde que bem executado, pode gerar ótimos resultados.

Essa estratégia é bastante utilizada, tanto para conquistar quanto para fidelizar clientes. Através do marketing de conteúdo podemos expandir o alcance do escritório e também direcionar as ações de marketing para o público-alvo.

A internet mudou muito a forma de como fazemos negócio e essas mudanças também chegaram ao mercado jurídico. O marketing jurídico é um exemplo disso. Não fazer Marketing de Conteúdo faz com que você se torne invisível para o seu público alvo. É muito provável que seus concorrentes já estejam produzindo conteúdo na internet.

Como existem certas limitações em relação a publicidade e marketing para advogados e escritórios de advocacia descritos no Código de Ética e Disciplina da OAB, devemos sempre criar estratégias que respeitem as limitações do segmento.

Primeiramente é fundamental que você seja advogado ou escritório de advocacia seja facilmente encontrado na internet e nas redes sociais. Para isso é fundamental ter um bom site.

Para ter um bom site é necessário cumprir alguns requisitos:

  • Site otimizado para ser facilmente encontrado nos mecanismos de busca;
  • Site com um bom visual respeitando a sobriedade da advocacia
  • Site com informações atualizadas
  • Site com informações sobre as áreas de atuação, sócios e equipe, informações de contato, formulário de contato, links para redes sociais e conteúdos produzidos pelo escritório.

O site deve ser encarado como uma filial da empresa, pois potenciais clientes podem acessar o site e entrar em contato com o escritório.

É de suma importância que o formulário de contato esteja funcionando e que tenha um responsável para responder rapidamente aos contatos. Um potencial cliente é perdido quando o escritório deixa de responder prontamente.

A rotina massante provavelmente vai impedir que seja você responda rapidamente todos os canais, mas deixe alguém encarregado de realizar essa função.

Redes Sociais

O mesmo vale para as redes sociais. Além de criar páginas e perfis é necessário estar presente, sempre interagindo com o público. O visual também é importante, nada de design mal feito. O ideal é utilizar a mesma identidade visual do site.

Conteúdo

Após ter criado um bom site e estar presente nas redes sociais, que são ferramentas essenciais para um marketing bem feito é necessário atuar na produção de conteúdo.

O conteúdo que vai atrair o seu público-alvo e que vai criar a autoridade na área de atuação que você desejar.  A produção de conteúdo relevante é a base do marketing atual, principalmente para o setor jurídico, onde existem limitações e é necessário focar na informação de qualidade. Sem o conteúdo a estratégia não dará resultados tão bons quanto poderia.

O que certamente trará resultados de longo-prazo para o seu escritório é a produção de conteúdo. É preciso produzir conteúdo de qualidade de preferência sobre temas relevantes para o seu público-alvo.

Mas, o que podemos classificar como conteúdo relevante? Todo material que seja de interesse para as pessoas que você quer atrair como clientes.

Isso quer dizer que o seu conteúdo precisa ser direcionado, é importante refletir sobre isso antes de sair escrevendo qualquer coisa. Qual tema é relevante para o meu público-alvo?

E por último, mas não menos importante é preciso que a linguagem utilizada na produção de conteúdo seja  de fácil compreensão, nada de “juridiquês” com  o seu público. Não se esqueça que o seu público não se formou em direito e muito menos fez especialização em direito.

Lembre-se que está falando com leigos no assunto, ofereça explicações simples e objetivas!

A Agência LCP pode auxiliar o seu escritório a estruturar um plano de marketing digital.

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