Se você já criou alguma Campanha no Google Adwords (Ads), com certeza você já deve ter visto o Índice de Qualidade.

Nesse artigo vamos falar do Índice de Qualidade utilizado para classificar os anúncios no momento do leilão.

Quando falamos em Índice de Qualidade é importante primeiro entender que existe o índice de qualidade, que aparece na sua conta do Google Adwords e o Índice de Qualidade, que é utilizado no momento do leilão para classificar os anúncios. Vale ressaltar que são coisas diferentes!

O Índice de Qualidade de 1 a 10 exibido na sua conta é uma estimativa agregada do desempenho geral nos leilões de anúncios. Logo, não é possível usá-lo no momento do leilão para determinar a classificação do anúncio.

A classificação do anúncio é calculada no momento em que alguém faz uma pesquisa, que aciona a concorrência do anúncio em um leilão. Para essa classificação é considerado em tempo real:

  • Taxa de cliques esperada;
  • Relevância do anúncio;
  • Experiência na página de destino;
  • Consulta e contexto da pesquisa do usuário (por exemplo, tipo de dispositivo, preferência de idioma, local, horário, termos de pesquisa, os demais anúncios e resultados de pesquisa exibidos na página, além de outros sinais e atributos do usuário);
  • Impacto esperado das extensões de anúncio.

Esses fatores, que se baseiam em aspectos conhecidos apenas no momento do leilão, podem influenciar muito a qualidade da experiência do usuário.

Entretanto, somente os anúncios que excedem os limites mínimos de classificação do anúncio estão qualificados para aparecer acima dos resultados de pesquisa do Google. Ou seja, a qualidade e a relevância exercem um papel muito importante, para determinar quais anúncios serão exibidos acima dos resultados orgânicos.

Essa metodologia ajuda a garantir que os anúncios de maior qualidade apareçam nos primeiros resultados de pesquisa.

Vamos exemplificar um caso de um anúncio relevante e de alta qualidade

Pedro tem um site especializado em capas de celular e Mariana, uma cliente, está a procura de uma capa de celular de unicórnio.

Veja abaixo como o anúncio (e palavras-chave com alto Índice de qualidade) conecta Mariana ao que ela deseja.

  • Quando Mariana pesquisa “capa de celular unicórnio” no Google, ele encontra o anúncio da loja de Pedro. O anúncio tem “[capa celular unicórnio]” como uma palavra-chave.
  • Mariana clica no anúncio e acessa diretamente a página de “capa celular unicórnio” do site de Pedro. A página carrega rapidamente, e Mariana consegue navegar com facilidade e então realiza a compra da capa de celular de unicórnio, que ela tanto desejava.

Essa foi uma ótima experiência para o usuário. Além de ter um Índice de qualidade provavelmente maior, anúncios relevantes tendem a gerar mais cliques, aparecer em uma posição mais elevada e consequentemente gerar mais resultados.

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