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Estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades de clientes e potenciais clientes.

Gestão de Relacionamento com o Cliente

Gestão de Relacionamento com o Cliente ou Customer Relationship Management (CRM) é um termo que foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções comerciais e de contato com o cliente ou potencial cliente.
Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma estratégia voltada ao entendimento e antecipação das suas necessidades e previsão de receitas.
O CRM é utilizado para coletar os dados dos clientes e potenciais clientes, armazená-los e facilitar cruzamentos desses dados. Apesar de ser um grande desafio. O CRM é uma ferramenta voltada para o processo de foco no cliente, aquisição, transação, atendimento, retenção e construção de relacionamento de longo prazo.
Quando falamos de relacionamento de venda de serviços, onde o tempo de venda é maior que o da venda de produtos, o CRM é um grande aliado para entendimento de tempo médio de venda, origem do cliente, média de atividades para a finalização do processo, taxa de conversão, ticket médio entre outros.
A tecnologia sistêmica responderá apenas à estratégia da empresa no conceito, auxiliando na captura de dados do cliente, fontes externas e na consolidação de um banco de dados  de modo a tornar a estratégia de CRM mais inteligente.
As plataformas de CRM auxiliam processos centrados no cliente, disseminados por toda a organização. Verifica-se uma utilização exaustiva de informação relacionada com o cliente, integrando as áreas de marketing, vendas e serviços, verificando-se a criação de valor para o cliente.

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