O objetivo desse artigo é mostrar técnicas básicas de análise de site. As informações a serem apresentadas irão ajudar você a entender a situação atual do seu site e o que será necessário implementar para que você possa colher os resultados de ter um bom site.

Caso não tenha certeza da importância de ter um site como primeira estratégia de marketing acesse o post “Por que o site é responsável pelo êxito das campanhas de marketing digital!” onde explicamos esse conceito.

Primeira análise – Site Seguro:

Já percebeu que quando acessamos um site, os principais navegadores mostram se estamos acessando um site seguro ou não? Se ainda não passou por esse aviso, segue abaixo uma imagem demonstrando isso. Bom, uma análise simples, basta acessar o seu site e verificar se a mensagem “Não Seguro” é exibida como na imagem de exemplo.

E por que isso tem importância? Porque esse será o primeiro impacto que a sua marca irá gerar ao público, ou seja, um site que não gera segurança num simples acesso irá gerar confiança nas informações? Para quem não conhece sua marca, o conceito vai ser de não confiança. O segundo motivo é que sites não seguros estão sendo excluídos do ranqueamento dos principais motores de busca como o Google.

Ou seja, quando alguém buscar por um produto ou serviço, a sua empresa corre o risco de não aparecer nos resultados dos principais motores de busca.

 

Segunda análise – Velocidade:

80% dos visitantes abandonam a visita em sites lentos. E por esse motivo o seu site deve manter certos padrões de velocidade de carregamento.

O Google, maior buscador de conteúdo, disponibiliza uma ferramenta gratuita e simples de usar o PageSpeed Insights (Link: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/). É só abrir a aplicação, colocar o link do seu site e você terá uma visão totalmente honesta da velocidade do seu site. Além disso você terá acesso a informações sobre os pontos críticos que precisam de ajustes para melhorar o desempenho do site.

 

Terceira análise: Como estamos aos olhos do Google – Otimização

Esse tipo de análise é muito complexa, pois envolvem muitas variáveis, porém vamos

mostrar uma análise fácil no uso e no entendimento. Poderíamos falar de Google Analytics, Google Webmaster entre várias outras ferramentas, mas escolhemos falar da aplicação Semrush (https://pt.semrush.com).

Basta colocar o link do seu site e selecionar o país para análise que informações como palavras chaves que o site está utilizando, quantos acessos recebemos, quais nossos concorrentes na internet (e é possível analisar inclusive o que nosso concorrente está fazendo), se existem outros sites replicando nosso conteúdo, qual a reputação do nosso domínio entre varias outras informações extremamente relevantes.

E por que essa ferramenta é tão poderosa? No desenvolvimento de um site, na maioria das vezes não definimos bem que tipo de palavra chave queremos utilizar ou qual palavra chave o potencial cliente vai buscar nos mecanismos de busca. É muito comum por exemplo um escritório de advocacia ter como concorrentes empresas de contabilidade. É esse mesmo o seu concorrente? Se não for, seu site está sendo utilizado de forma incorreta.

Conclusão

Essas são algumas ferramentas básicas de análise, mas que vão gerar informações suficientes para auxiliar nas suas estratégias de marketing digital.

A LCP é uma agência certificada pelo Google e conta com profissionais experientes e reconhecidos pelo mercado. Conte conosco para auxiliar e assessorar sua empresa na análise, planejamento e execução de atividades de marketing digital.

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Agência LCP