Por Pedro Mota

Os especialista da Agência LCP em conjunto com os especialistas do Jus Analytics trabalharam continuamente no ano de 2020 para entender o Mercado Jurídico, com base em dados de interesse na Web. Além de estudo e prática de estratégias, para trazer para vocês as principais tendências do marketing jurídico.

E por que você deve conhecer e colocar em prática as tendências?

Bom, primeiro é de suma importância você analisar qualquer tipo de tendência ou estratégia de marketing jurídico, no sentido de saber se faz sentido para o seu escritório de advocacia implantar essas estratégias.

Na maioria dos casos, nem todas as tendências de marketing jurídico para 2021 vão fazer sentido para o seu escritório. Por isso analise com cuidado, antes de sair implantando.

Implantar uma tendência significa sair na frente. É fazer antes da concorrência. Uma tendência no marketing jurídico é sempre baseada no que o seu potencial cliente está buscando ou mostrando certo comportamento.

Então vamos para as tendências!

 

1- Experiência em Tempo Real

Dentro de casa descobrimos diversas experiências online. Lives, lives e mais lives. Foram shows, treinamentos, cursos, apresentações e tudo isso vai continuar acontecendo em 2021.

Os resultados obtidos pelas lives impulsionaram essa estratégia para o mercado jurídico e deve ser muito mais utilizada por escritórios de advocacia e advogados.

A dica é manter um agenda moderada de lives e tornar as lives ainda mais interativas.

Direcione suas lives, de acordo com a preferência da sua persona e escolha muito bem o canal para veicular os seus conteúdos.

 

2- Conteúdos Interativos

Foi tendência em 2020 e continua sendo em 2021. Foram os conteúdos que mais se destacaram em 2020. Alguns exemplos podem ser observados nos mapas da Covid19, onde poderíamos passar o mouse em um determinado mapa para exibir os números de casos.

Conteúdos interativos, que devem fazer parte da sua agenda de conteúdos são: quizzes, ebooks, infográficos, questionários e vídeos interativos.

 

3- Pesquisas por Voz

Em 2020 tivemos um crescimento de 47% do uso de serviços ou produtos com assistentes virtuais por voz. Os dados foram publicados pela empresa de ciência de dados Ilumeo.

Esse aumento de assistentes virtuais por voz reflete diretamente na estratégia de SEO (Search Engine Optimization) dos escritórios de advocacia, pois a grande maioria das buscas realizadas por voz são de perguntas.

Se o número de perguntas aumenta, os resultados das pesquisas devem trazer uma resposta. Invista em responder as principais questões da sua audiência.

 

4- Análise de Dados

Provavelmente a tendência mais importante e que irá nortear muitos escritórios de advocacia em 2021.

Nos últimos anos o movimento dos escritórios de advocacia foi gerar o maior número de conteúdos com o objetivo de aparecer no Google. Em 2021 além de estar no Google vamos utilizar a análise de dados para saber por exemplo qual conteúdo sua audiencia quer ver, qual conteúdo seu público está buscando e dessa forma criar conteúdos direcionados e excepcionais.

Os dados estão disponíveis e devem ser usados desde o planejamento do seu escritório de advocacia até nas estratégias como criação de conteúdos ou publicação nas redes sociais.

Os dados vão dar base para saber se o seu conteúdo irá alcançar e impactar a sua audiência. Se você quer saber se a área de atuação que você atua tem crescido ou não é só acessar essa informação através de soluções que trazem esses dados para você.

 

5- Vídeos curtos

O grande crescimento do Tiktok e o lançamento do Reels do Instagram em 2020 elevaram e muito a criação de conteúdos no formato de vídeos curtos.

A grande mudança nos vídeos curtos para 2021 é entregar informação de qualidade e que impacte o seu público, em um curto tempo.

Faça uma integração com a tendência de conteúdo interativo e promova as duas tendência em conjunto.

Consulte sempre OAB regional para entender a jurisprudência local para saber se você pode utilizar alguma das tendências.

 

Obrigado e bons negócios.

Pedro Mota